Apostila Intervalos Edu E Lleres

5616 palavras 23 páginas
1

Apostila de Intervalos

Por Eduardo Élleres
©2001
Era uma bela manhã de quarta-feira. Eu tinha na época nove anos de experiência como professor de guitarra, estudava como um louco, treinava horas a fio, mas não estava saindo do lugar. Resolvi voltar no tempo e re-aprender tudo. Estava certo de que o problema estava em algum ponto mal aprendido.
Comecei a estudar do zero mesmo, nome das notas, tom e semitom, etc... Pensei bastante sobre tudo o que eu realmente sabia. Mas veja bem: saber mesmo, não só entender e capengar para lembrar. Saber como a gente sabe quanto é dois mais dois, qual o nosso nome; coisas assim considero sabidas mesmo.
Pouco tempo depois, me dei conta de que não sabia tão bem assim coisas que achava que dominava. E a mais importante delas vou apresentar nessa apostila. Sejam bem vindos ao maravilhoso mundo dos intervalos....

Bom, intervalos. Primeira coisa: intervalo é só uma distância. Só isso. Ele é uma distância entre duas notas.
Agora, a importância disso fica clara quando pensamos que acordes e escalas são formados por grupos de notas e se alterarmos uma nota que seja, alteramos totalmente o som desse acorde ou escala. É exatamente essa arquitetura do som, esse posicionamento, essa distância entre uma nota e outra que vai nos dar os diferentes sons das escalas e acordes. A primeira coisa que a gente vê em música é a escala de Dó maior, sempre! A gente vai ver todos os exemplos de tudo em Dó maior, por um motivo bem óbvio, é tudo branquinho, não tem acidentes, não tem problemas. E os tais dos intervalos vêm exatamente da escala maior.
A gente vai usar a escala maior como régua para medir tudo. Ela não é a primeira coisa que a gente estuda?
A escala mais simples e tal? Então pronto. É dela que vamos partir. Primeiro, escreva a escala de Dó maior:

C

D

E

F

G

A

B

C

Agora, vamos numerar os graus...

C

D

E

F

G

A

B

C

Tônica

2

3

4

5

6

7

8

O primeiro grau é chamado de tônica, ele é a nota mais importante da escala, a partir

Relacionados

  • Estudando c,c++
    18513 palavras | 75 páginas
  • Engenharia de software
    18212 palavras | 73 páginas