APOSTILA EXTINTOR DE INC NDIO

786 palavras 4 páginas
CLASSES DE INCÊNDIO, AGENTES E APARELHOS EXTINTORES.

FEVEREIRO
2015

CLASSES DE INCÊNDIO, AGENTES E APARELHOS EXTINTORES.
1- CLASSES DE INCÊNDIO
Existem vários agentes extintores, que atuam de maneira especifica sobre a combustão, extinguindo o incêndio através de um ou mais métodos de extinção.
Os agentes extintores devem ser utilizados de forma criteriosa, observando a sua correta utilização e o tipo de classe de incêndio, tentando sempre que possível minimizar os efeitos danosos do próprio agente extintor sobre materiais e equipamentos não atingidos pelo incêndio.

CLASSE A: São incêndios que envolvem combustíveis sólidos comuns (geralmente de natureza orgânica), e ainda, tem como características queimar em razão do seu volume (queimam em superfície e profundidade) e deixar resíduos fibrosos (cinzas).

EX: Papel, madeira, etc. Material que deixa brasa ou cinza, requer um agente que molhe e resfrie.

CLASSE B: São incêndios envolvendo líquidos inflamáveis. É caracterizado por não deixar resíduos e queimar apenas na superfície exposta (queimam só em superfície ).

EX: Óleo, Gasolina, Graxa e etc. Requer ação rápida de resfriamento e abafamento.

CLASSE C: Qualquer incêndio envolvendo combustíveis energizados. Alguns combustíveis energizados (aqueles que não possuem algum tipo de armazenador de energia) podem se tornar classe A ou B, se for desligado da rede elétrica.

CLASSE D: Incêndios resultantes da combustão de metais pirofóricos, são ainda caracterizado pela queima em altas temperaturas a reagirem com alguns agentes extintores (principalmente a água).

2- AGENTES EXTINTORES
Dos vários agentes extintores, os mais utilizados são os que possuem baixo custo e um bom rendimento operacional.
São eles: Água, Espuma (química e mecânica), Pó Químico Seco (PQS) e Dióxido de Carbono ( CO² - gás carbônico).

Como age na combustão cada agente
ÁGUA: Resfriamento, Abafamento, Diluição e Emulsificação;
ESPUMA: Abafamento

Relacionados