apostila-espelhos-lentes.pdf transferido com sucesso

672 palavras 3 páginas
Aula 06

Características das imagens

Espelhos planos
A Imagem gerada por um espelho plano é sempre: • Virtual (formada atrás do espelho)
•Direita (mesma posição do objeto original)

1o Caso: Objeto extenso localizado além do centro de curvatura de um espelho esférico côncavo. •Igual (mesmo tamanho do objeto original).
Espelhos esféricos são superfícies refletoras que têm a forma de calota esférica. São côncavos se a superfície refletora for a parte interna, ou convexos, se a superfície refletora for a parte externa.

2o Caso: Objeto extenso localizado sobre o centro de curvatura de um espelho esférico côncavo. 3o Caso: Objeto extenso localizado entre o centro de curvatura e o ponto focal (F) de um espelho esférico côncavo.
Caso único: Objeto extenso localizado em frente a um espelho esférico convexo.

4o Caso: Objeto extenso localizado sobre o ponto focal (F) de um espelho esférico côncavo. 5o Caso: Objeto extenso localizado entre o ponto focal (F) e o vértice de um espelho esférico côncavo.

Exercícios

01 - Uma pessoa está parada em frente a um grande espelho plano, observando a sua própria imagem, e começa a se lembrar dos conceitos aprendidos no ensino médio, na disciplina de física. Levando em conta que se trata de um espelho plano, analise as afirmações a seguir:
I. A imagem tem as mesmas dimensões do objeto. II. A imagem e o objeto estão simetricamente colocados em relação ao plano do espelho.
III. A imagem formada é real e menor que o objeto. IV. A imagem e o objeto apresentam formas contrárias, isto é, são figuras enantiomorfas.
Estão corretas:
a) apenas I e II
b) apenas III e IV
c) apenas I, II e IV
d) I, II, III
e) I, II, III e IV

02 - Você se aproxima da superfície de um espelho côncavo na região de distâncias maiores que o raio de curvatura. Nessa circunstância, sua imagem, formada pelo espelho, é.

a) real e invertida e se afasta da superfície.

b) no centro de curvatura do

Relacionados