Apostila de EADF

11659 palavras 47 páginas
Etec Professora Terezinha Monteiro dos Santos

APOSTILA DE ESTRUTURA
E ANÁLISES DE
DEMONSTRAÇÕES
FINANCEIRAS.
TÉCNICO EM CONTABILIDADE
(3º MÓDULO)

Professor: Ricardo Junior Miranda

2º Semestre/2013
0

Etec Professora Terezinha Monteiro dos Santos

1. INTRODUÇÃO
O processo ininterrupto e abrangente de qualquer atividade econômica provoca a todo instante; mesmo que a organização não esteja fisicamente funcionando (em recesso ou fechada); alterações no seu patrimônio. Há um paradigma até mesmo como conceito, que deve ser quebrado. A rigor, a ideia de que somente os atos praticados pela administração da empresa provocam uma operação e um registro contábil não procede. Consequentemente, o patrimônio pode ser alterado por atos praticados por outras pessoas que nada tem a ver com a empresa. Parece paradoxal, mas é verdade. Um banco pode, por estar autorizado pelo administrador da empresa, efetuar um débito ou um crédito na conta da empresa no mesmo dia em que ela estiver, por exemplo, fechada para balanço e que o seu administrador não tenha praticado nenhum ato naquele sentido.
A análise financeira/contábil é o exame das informações obtidas por meio das demonstrações financeiras (contábeis). No entanto ela não deve ser restrita a isto, devendo abranger todos os fatores que possam interferir na situação financeira de uma empresa. Sendo assim, o analista deve ter compreensão de outras áreas como economia, administração geral, marketing, algumas particularidades de direito, etc.
Também é preciso compreender que, nem sempre, o futuro é continuação do passado e que, nem sempre, as informações contábeis passadas refletem o que irá ocorrer depois. É preciso ter senso crítico para identificar as mudanças e na medida do possível, tentar se antecipar a elas.
Diante disso, entender claramente o que acontece em nossas organizações no aspecto financeiro é fundamental para garantir o sucesso dos nossos empreendimentos. Além do que, diante do

Relacionados