ApontamentosCC Leonor

6854 palavras 28 páginas
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Diversidade vs Denominador Comum
Diversidade de gostos, opiniões, produtos, serviços, etc (pacto com a diversidade). Todos somos consumidores e todos temos um papel preponderante e vital para a economia local, nacional e internacional. As decisões diárias em termos de comportamento de compra que tomamos afetam:
-

A economia;

-

Emprego dos trabalhadores;

-

Sucesso e a decadência de empresas.
Temos um impacto determinante. As economias e empresas, ao se aperceberem do nosso

impacto, tornaram o consumidor o alvo estratégico que é fundamental alcançar.

Definição de Comportamento do Consumidor
“Estudo do modo como os sujeitos tomam as suas decisões para gastar os seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) face aos produtos disponíveis no mercado.”
Jacoby, 1976, Mowen e Minor, 2009
A variável tempo é cada vez mais importante para o consumidor. Com o mundo digital cada vez mais desenvolvido, as compras online são verdadeiramente muito mais rápidas e despendem menos tempo e esforço físico ao consumidor.
Os centros comerciais também são um exemplo de um meio que não exige esforço cognitivo nem consome demasiado tempo ao sujeito, pois as lojas encontram-se aglomeradas no mesmo local e são de fácil localização.
No entanto a definição de Jacoby não está completa, e por isso temos de adicionar o seguinte teorema: “Ter” vs “Ser”
Segundo Guilles Lipovetsky, nós estamos na era da hipermodernidade, onde tudo é híper e exponenciado ao máximo. Nos últimos anos, as pessoas têm cada vez mais sido afastadas de referências antigas como a família, política e religião. As pessoas procuram cada vez mais o individualismo e, então, procuram apoio nos objetos de consumo.
1) Objectivos do estudo do CC
Perceber de que forma o comportamento de consumo é influenciado e incrementar e favorecer o porquê das decisões individuais no consumo.
2) Porquê estudar o CC?
Enquanto consumidores: ajuda-nos a perceber a nossa performance; ao percebermos as

Relacionados