Apontamentos sa

Páginas: 63 (15561 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
APONTAMENTOS DE SUBSTÂNCIAS DE ABUSO I

FÁRMACO
Fármaco deriva do termo grego phárn, que tanto pode significar veneno como remédio. Na terminologia farmacêutica fármaco designa uma substância química conhecida e de estrutura química definida, dotada de propriedades farmacológicas e com interesse médico.
Num sentido amplo um fármaco pode ser definido como qualquer substância que desencadeiauma alteração numa função biológica por ação química particular. Na maioria dos casos a molécula do fármaco interage, como um agonista (activador) ou antagonista (inibidor), com uma molécula específica do sistema biológico que desempenha um papel regulador (receptor).
As “drogas” podem ser sintetizadas no corpo (hormonas) ou ter uma origem externa (xenobióticos). Um fármaco deve ter as propriedadesnecessárias para ser transportado do local de administração até ao local de ação desejado.

FARMACOLOGIA
A farmacologia é a ciência que estuda como as substâncias químicas (fármacos) interagem com os sistemas biológicos (organismos vivos).

EVOLUÇÃO HISTÓRICA
Papiro de Ebers (1500 a.C.)
Papiro de Ebers
O papiro de Ebers é o registo mais antigo do mundo com informação médica efarmacológica. Acredita-se ser uma cópia do livro de Thoth que mede quase 20,23 m de comprimento e 30 cm de altura. Contém 110 páginas de enrolar e data de 1552 a.C.. Contém 700 receitas médicas e farmacológicas para tratamentos diversos desde dentadas de crocodilo, dores intestinais, diabetes e artrite.

A farmacologia pode ser definida como o estudo de substâncias que interagem com os sistemas vivosatravés de processos químicos, principalmente por ligação a moléculas reguladoras e de activação ou inibição de processos normais do corpo.
Estas substâncias podem ser produtos químicos administrados para atingir um efeito terapêutico benéfico em algum processo dentro do paciente ou para os seus efeitos tóxicos nos processos de regulação de parasitas que infectam o paciente.
Tais deliberadas aplicaçõesterapêuticas pode ser consideradas o verdadeiro papel de farmacologia médica, que é muitas vezes definida como a ciência das substâncias utilizadas para prevenir, diagnosticar e tratar doenças.

TOXICOLOGIA
A toxicologia é o ramo da farmacologia que lida com os efeitos indesejáveis das substâncias químicas sobre os organismos, desde células individuais, aos seres humanos, e ecossistemascomplexos.
Diagrama esquemático das áreas de estudo na farmacologia.

As acções de químicos podem ser divididas em dois grandes domínios.
O primeiro (lado esquerdo) é referente à farmacologia e toxicologia médica, que visam compreender as ações de drogas (produtos químicos) em organismos individuais, especialmente humanos e animais domésticos. Tanto os efeitos benéficos como os tóxicos estãoincluídos.
A farmacocinética lida com a absorção, distribuição e eliminação das drogas. A farmacodinâmica diz respeito às acções das substâncias no organismo.
O segundo domínio (lado direito) é o de toxicologia ambiental, que está preocupado com os efeitos dos produtos químicos em todos os organismos e a sua sobrevivência em grupos e até mesmo espécies.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA (CONTINUAÇÃO)
Século XVIIPor volta do final do século XVII, a observação e a experimentação começaram a substituir a teorização em medicina. Quando o valor desses métodos no estudo das doenças se tornou claro, os médicos na Grã-Bretanha e em outras regiões da Europa passaram a aplicá-los aos efeitos de medicamentos tradicionais utilizados na sua própria prática clínica. Assim, a matéria médica - isto é, a ciência dapreparação de “drogas” e do seu uso clínico - começou a desenvolver-se como precursora da farmacologia.

Século XVIII – XIX
No final do século XVIII e início do século XIX, François Magendie e Claude Bernard começam a desenvolver métodos experimentais de fisiologia e farmacologia em animais.
Os avanços na química, biologia e tecnologia, e o desenvolvimento da fisiologia nos séculos nos séculos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Apontamentos
  • Apontamentos
  • Apontamentos
  • Apontamento
  • Apontamentos
  • Apontamentos
  • apontamentos
  • apontamentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!