aplicação dos metodos de electroressistividade e dos mapas geoespaciais

3350 palavras 14 páginas
CAPITULO 1. MARCO HISTÓRICO E CONCEITOS TEÓRICOS.
1.1 Marco Histórico
Desde os primórdios da história das civilizações as águas subterrâneas são utilizadas pelo homem, através de poços rasos escavados. Foi atribuído aos chineses o início da atividade de perfuração. Em 5.000 A.C(antes de Cristo), eles já perfuravam poços com centenas de metros de profundidade (Wikipédia 2011).
O termo "poço artesiano" data do século XII, ano de 1.126, quando foi perfurado na cidade de Artois, França, o primeiro poço desse tipo. Quando a própria pressão natural da água é capaz de levá-la até a superfície, temos um poço artesiano.
As análises e monitoramentos de alguns fatores condicionantes da hidrogeologia eram feitas, no inicio, por fotointerpretação apartir de fotos aéreas. Mas de um tempo a esta são usadas, além de fotos aéreas, as imagens de satélite Landsat e MDE da SRTM cada vez mais precisas que serão explicadas ainda neste capitulo.
Na execução de estudos de prospecção e avaliação do potencial de recursos hídricos subterrâneos nas rochas sedimentares, aplicam-se diversas técnicas geofísicas com fim de avaliar o potencial qualitativo e quantitativo.
A partir da década de 80, a utilização de ferramentas computacionais para a análise e modelagem espacial passou a ser uma tendência seguida por inúmeros pesquisadores no Brasil e no Mundo. Antes disso, nos Estados Unidos e na Inglaterra imprimiam-se as primeiras tentativas de produção de softwares aplicados a esta análise.
Nos últimos 30 anos foram perfurados por volta de 12 milhões de poços no mundo. Países desenvolvidos como EUA, Canadá, Brasil, observou-se nas últimas décadas um aumento da utilização da água subterrânea para o abastecimento público. Isto, somente deve-se ao fato do surgimento e desenvolvimento dos modelos e dos métodos.
De acordo com Câmara et al., (2005) “Os primeiros Sistemas de Informação Geográfica surgiram na década de 60, no Canadá, como parte de um programa governamental para criar um

Relacionados