APLICAÇÃO DO TEOREMA DE THÉVENIN EM CIRCUITOS ELÉTRICOS

900 palavras 4 páginas
1. OBJETIVOS
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados da experiência feita no laboratório, com base em dois circuitos apresentados pelo professor, utilizando um kit didático de eletrônica (maleta) para montar o circuito passado e com base no teorema de Norton encontrar os resultados. Após finalizar os procedimentos foi possível retirar todas as informações necessárias para elaborar este relatório de uma forma mais completa.

2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
Este relatório apresenta o comportamento de um circuito montado de modo a atender as Leis de Kirchhoff, a fim de confirmar em teste prático os valores medidos com os cálculos teóricos efetuados em sala.
2.1 O multímetro
O multímetro é um instrumento com múltiplas funções utilizado para medir e avaliar grandezas elétricas. Permite medir tensões e correntes alternadas e contínuas, resistências, capacitâncias, indutâncias, frequências, testar diodos e transistores.
2.1.1 Multímetro como amperímetro
O multímetro pode ser utilizado como instrumento medidor de correntes elétricas, as pontas de prova do instrumento devem ser ligadas às entradas COM e A (ou mA). Nas medidas de corrente deve-se conectar o medidor em série com o elemento no qual se deseja a medida.
2.2 Resistor
Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que possui duas funções: transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule) e oferece resistência à passagem de elétrons com a limitação da quantidade de corrente elétrica em um circuito. Porém eles não são componentes ideais. Por este motivo, os fabricantes fornecem o seu valor nominal “” acompanhado de uma tolerância “”, que é a sua margem de erro, representando a faixa de valores que ele pode alcançar. Sendo assim, o valor real do resistor fica compreendido entre um valor mínimo e máximo, ou seja, . Esta faixa é dada por Para calcular o Erro Percentual () efetivo de um resistor utiliza-se: .
2.3 Divisão de tensão e corrente
Em circuitos

Relacionados