APLICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL BASEADO NA NORMA NBR-ISO 14001 PARA O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNESP DE RIO CLARO - SP ESTUDO PRELIMINAR

3304 palavras 14 páginas
APLICAÇÃO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
BASEADO NA NORMA NBR-ISO 14001
PARA O RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO
DA UNESP DE RIO CLARO - SP
ESTUDO PRELIMINAR

Fernanda H. Passolongo

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como intuito implantar melhorias ambientais no Restaurante Universitário (RU) da Unesp de Rio Claro – SP, tendo como base principalmente a norma NBR-ISO 14001. Esta norma especifica requisitos relativos a um sistema de gestão ambiental, permitindo aos usuários estabelecer, implementar, manter e aprimorar o sistema de gestão ambiental de sua organização, por meio de políticas e objetivos que levem em consideração requisitos legais e informações sobre aspectos ambientais significativos. A ISO 14001 é baseada na metodologia conhecida como PDCA (planejar-executar-verificar-agir), que tem por princípio a melhoria contínua do sistema de gestão. É importante ressaltar que a norma em si não estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, mas sim especifica as principais exigências para o sistema de gestão ambiental e os passos que devem ser seguidos para conseguir a certificação. Neste trabalho serão elencados alguns requisitos gerais constantes da norma que devem ser definidos e documentados para estabelecer o SGA.

2. CARACTERIZAÇÃO GERAL DO EMPREENDIMENTO

O Restaurante Universitário do campus da Unesp de Rio Claro conta com uma equipe de 11 funcionários, e possui uma área aproximada de 250 m², englobando a área de serviço (cozinha, almoxarifado e sala administrativa) e a área de alimentação (caixa e mesas).
Para atender a demanda do campus da Unesp de Rio Claro, o RU conta com 146 lugares. Porém, devido a sua alta rotatividade, o RU serve aproximadamente 500 refeições/dia (entre alunos, funcionários, docentes e visitantes), tendo como horário de funcionamento o período do almoço (entre 11 e 13 horas), 5 dias por semana (de segunda à sexta).
As refeições são compostas

Relacionados