Apendicite

Páginas: 19 (4589 palavras) Publicado: 12 de junho de 2015
APENDICITE


Apendicite é a inflamação do apêndice cecal, uma bolsa em forma de verme do intestino grosso. A apendicite mais comum é a apendicite aguda, que apesar de poder ocorrer em qualquer idade, é muito mais comum na adolescência. É extremamente comum, afectando mais de 7% de toda a população em algum momento das suas vidas.
A apendicite crónica é na verdade composta de apendicitessubagudas repetidas, que levam a inflamação continua.

Etiologia
Até recentemente julgava-se que as apendicites surgiam após obstrução continuada do seu lúmen por uma massa sólida. Hoje sabe-se que as obstruções permanentes serão responsáveis apenas por uma minoria dos casos. Por possuir seu óstio no ceco, pode entrar e ficar retido um fecalito ou coprolito (pequena pedra de fezes), ou mais raramente umpequeno parasita intestinal, dificultando seu esvaziamento. Outras causas são cálculos da vesícula biliar, ou aumento de volume dos gânglios linfáticos locais. As bactérias que permaneceram na luz do apêndice produzem gases que ficam retidos na cavidade, causando distensão da parede do apêndice e dor. Este aumento da pressão dentro do lúmen do órgão gera isquemia (déficit de oxigênio). Após váriashoras de deficiência de oxigênio, a isquemia transforma-se em necrose (morte das células), que estimula maior multiplicação das bactérias. A maioria dos casos deverá ser devido à infecção directa do apêndice aberto ou após breve obstrução.

Complicações
1. A complicação mais comum é a perfuração livre do órgão para a cavidade peritoneal, com extravassamento de fezes e pus para fora da alçaintestinal. As bactérias invadem o liquido peritoneal (peritonite).
2. Outra complicação é a invasão do sangue com septicemia e coagulação intravascular disseminada.
3. Formação de abcesso bacteriano.
4. Trombose da veia porta.


Diagnóstico
O diagnóstico de apendicite é difícil devido ao grande número de casos que apresentam apenas alguns, ou até nenhum sintoma específico até muito tarde naprogressão da doença. As apendicites com poucos sintomas são mais freqüentes em idosos ou crianças pequenas. Outro problema é que o apêndice pode ter localizações raras, o que dificulta a atribuição de uma dor num local onde ele não seja comum (como no lado esquerdo). Contudo, a apendicite, se não tratada, é muitas vezes mortal, e mesmo as apendicites atípicas são mais frequentes que qualquer outra causade ventre agudo, logo são sempre diagnosticadas cerca de 20% de falsas apendicites.
Os sintomas clássicos (que, como foi dito, ocorrem em uma minoria) são:
1. Dor difusa contínua no abdôme, junto do umbigo, movendo-se por vezes para o quadrante inferior direito (fossa íliaca direita) após algumas horas (no ponto de MacBurney). Por vezes é muito moderada em intensidade.
2. Sensibilidade ao toque noventre, por vezes com alguma defesa dos músculos. (sinal de Blumberg)
3. Náusea e vômito.
4. Febre baixa.¨
5. Falta de apetite
Estes sintomas geralmente se agravam com a progressão da doença.
Análises do sangue poderão mostrar leucocitose (aumento da quantidade de leucócitos). Em casos duvidosos é aconselhável uma tomografia computadorizada (TC) abdominal, que mostrará a parede do apêndiceedemaciada (inchada). Entretanto, o uso de TC em mulheres grávidas e em crianças é significativamente limitado, devido a questões envolvendo exposição à radiação.

Sinais apresentados
Sinal de Rovsing
Na medicina, o sinal de Rovsing é um sinal médico de apendicite. Se na palpação do quadrante inferior esquerdo do abdômen do paciente resultar em dor no quadrante inferior direito, diz-se que opaciente é positivo para o sinal de Rovsing e que pode ter apendicite. Essa palpação é realizada procurando-se "ordenhar" o intestino grosso, a partir do sigmóide, retrogradamente, em direção ao cólon descendente, transverso e finalmente ascendente, onde o acúmulo de gases e/ou fezes gera a dor pois é aí que se encontra o apêndice.

Sinal de Blumberg
Na medicina, o sinal de Blumberg é um sinal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • apendicite
  • Apendicite
  • APENDICITE
  • apendicite
  • apendicite
  • Apendicite
  • Apendicite
  • Apendicite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!