apendicite

Páginas: 6 (1382 palavras) Publicado: 1 de julho de 2013



Apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, quadro que se apresenta habitualmente como uma intensa dor abdominal. A apendicite é, em geral, uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura e infecção generalizada.
Neste artigo explicaremos as seguintes questões sobre a apendicite:
O que é o apêndice.
O que é apendicite.Causas da apendicite.
Sintomas da apendicite.
Diagnóstico da apendicite.
Tratamentos da apendicite.
O que é o apêndice?

Apêndice – Clique para ampliar
O apêndice é um prolongamento do ceco, região de fronteira entre o intestino delgado e o intestino grosso (cólon). Possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme,por isso também é chamado de apêndice vermiforme.
A parede do apêndice contém tecido linfático e participa na produção de anticorpos. O apêndice também serve como reservatório de bactérias intestinais que ajudam no processo de digestão.
É comum aprendermos no colégio que o apêndice é um órgão sem função, o que não é totalmente errado. O apêndice parece ser apenas um resquício evolutivo, que senão é de todo inútil, também não parece fazer falta quando retirado cirurgicamente.
Por que o apêndice inflama causando a apendicite?

Apêndice
O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura nas fezes. O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego, ou seja, é um tubo sem saída, como um dedo deluva. Qualquer obstrução à drenagem do muco faz com que o mesmo se acumule, causando dilatação do apêndice. Conforme o órgão vai ficando maior, começa a haver compressão dos vasos sanguíneo e necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do apêndice, o que é chamado de apendicite supurada.
Existem várias causas para obstrução do apêndice. Em jovens é comum ocorrer um aumento dostecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diâmetro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída. Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por tumores ou por vermes intestinais, como o oxiúrus (leia: OXIÚRUS | Enterobius vermicularis).
Quando oapêndice fica obstruído e inflamado, as bactérias que vivem no seu interior conseguem atravessar a sua parede e alcançar a circulação sanguínea e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal). Este processo é chamado de translocação bacteriana e é responsável por grande parte dos sintomas da apendicite.
Sintomas da apendicite
O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direitodo abdômen, por isso, uma apendicite se apresenta tipicamente como uma dor nesta região. O problema é que em fases iniciais, quando há somente a distensão do apêndice ainda sem intensa inflamação ao seu redor, os sintomas podem ser muito vagos e não necessariamente localizados neste sítio. No começo da apendicite a dor pode ser difusa, normalmente localizada na região do estômago ou em volta doumbigo. O apêndice é muito pouco inervado e sua inflamação isolada é mal percebida pelo cérebro. Somente quando o peritônio, este sim rico em terminações nervosas, fica inflamado é que o cérebro consegue identificar mais precisamente a região afetada. O quadro típico é de uma súbita dor ao redor do umbigo que vai ficando mais intensa conforme dirige-se para o quadrante inferior direito.
Náuseas,vômitos e febre são sintomas comuns nas fases avançadas da apendicite. Também pode haver diarreia ou prisão de ventre.
Quando a inflamação e a distensão levam à perfuração do apêndice, ocorre uma peritonite (inflamação do peritônio). O paciente com peritonite apresenta intensa dor e o abdômen costuma ficar duro que nem uma pedra. O doente sente dor com estímulos simples como pisar no chão ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • apendicite
  • Apendicite
  • APENDICITE
  • apendicite
  • apendicite
  • Apendicite
  • Apendicite
  • Apendicite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!