ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO PLATAFORMA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO CHINÊS ALIBABA

1109 palavras 5 páginas
Alibaba: uma análise sobre o ambiente interno da empresa. Com mais de duzentos e trinta milhões de compradores apenas em 2013 nos sites da empresa, o grupo Alibaba foi fundado na China em 1999 por um chinês chamado Jack Ma. Quando iniciada, a organização contava com dezoito pessoas, hoje, porém, ela já emprega mais de vinte e seis mil pessoas nos diversos países onde a empresa tem sede (são dezenove sedes fora da China). A empresa conta com dez websites: Aliexpress (conhecido por vender qualquer bem material por preços relativamente baixos para pessoas do mundo inteiro), Alibaba (utilizado para vendas para atacados mundialmente), Taobao (venda e compra entre os próprios consumidores), Aliyun (utilizado para armazenamento de dados online), Alimama (este site fornece serviços de publicidade e propaganda para todos aqueles que vendem algo nos sites da empresa), Alipay (sistema de pagamento online desenvolvido pelo grupo) e Tmall (utilizado para compra e venda entre pequenas empresas).
Com o intuito de facilitar as transações comerciais de pequenos empresários para o resto do Mundo, a missão do grupo é “Facilitar negócios em qualquer lugar”. E o lucro da empresa por facilitar esses negócios como vem notoriamente facilitado é obtido através da publicidade que cobram dos vendedores do site (ou seja, para expor o produto no site, o vendedor não é cobrado, ele apenas pagará se quiser seu produto em posições de destaque).
Além de uma missão bastante objetiva, o grupo conta com a seguinte visão: “Nós objetivamos construir a futura infraestrutura de comércio. Nós prevemos que nossos clientes irão conhecer, trabalhar e viver na Alibaba, e que nós seremos a companhia que dura pelo menos 102 anos”¹.
O grupo, que carrega o nome Alibaba devido a sua fácil pronúncia e, em analogia a frase “Abra-te, Sésamo”, ao fato de remeter ao pensamento de que eles irão “abrir uma porta para a fortuna das pequenas empresas”, já tem cumprido com o objetivo de adquirir ou investir nas mais

Relacionados