ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ NO ESTADO DA BAHIA COMO SUPORTE AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL final

1388 palavras 6 páginas
ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBASSAÍ NO ESTADO DA BAHIA COMO SUPORTE AO PLANEJAMENTO AMBIENTAL

Alexandre Monteiroi, Anna Valéria Andrade2, Letícia Marques3, Thayanne Magalhães4 e Vinícius Novaes5
Resumo
A pesquisa objetivou realizar um estudo da vulnerabilidade ambiental da bacia hidrográfica do Rio Imbassaí, com o intuito de mostrar as fragilidades ambientais que circundam o local tanto naturais quanto antrópicas. As ações naturais envolve vegetação, clima e relevo e ações antrópicas envolve o desenvolvimento do município. A partir de todo o mapeamento das fragilidades ambientais de toda a região da bacia hidrográfica do Rio Imbassaí o planejamento ambiental terá um bom suporte.
Palavras-chave: Fragilidade. Planejamento. Imbassaí.
1 Introdução
O planejamento ambiental é importante para o desenvolvimento sustentável e para auxiliar nos modelos de gestão que visem a preservação ambiental. Tomando como base a bacia hidrográfica, ela pode ser avaliada como um sistema biofísico complexo, que abrange sistemas hidrológicos e ecológicos. A água é o ponto de referência de um sistema ambiental por estabelecer diversas relações entre os componentes físicos, bióticos e antrópicos. Assim, a bacia hidrográfica tem sido utilizada como unidade de gestão da paisagem, especialmente na gestão de recursos hídricos.
A bacia hidrográfica do rio Imbassaí abrange o município de Mata de São João cujos distritos são Imbassaí, Diogo e Santo Antônio. O município está localizado na Região Hidrográfica do Atlântico Leste, em direção ao Litoral Norte da Bahia. Além disso, possui um papel importante na economia do estado da Bahia devido ao seu potencial turístico, sendo assim, é o elemento básico de desenvolvimento da região no seu entorno. A preservação ambiental da bacia é, portanto, fundamental para que a principal atividade econômica da região seja mantida e ampliada.
O diagnóstico de vulnerabilidade ambiental nos permite julgar a

Relacionados