TRANSTORNOS COMUNS DO DESENVOLVIMENTO – RETARDO MENTAL

9501 palavras 39 páginas
TRANSTORNOS COMUNS DO DESENVOLVIMENTO – RETARDO MENTAL

RETARDO MENTAL
Transtorno visível na infância em que o desempenho intelectual e a adaptação estão significativamente abaixo da média.
Apresentam dificuldades com as atividades diárias em um grau que reflete a gravidade do déficit cognitivo e o tipo e a quantidade de auxílio que recebem.
Uma condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto, caracterizada por comprometimento de habilidades, as quais contribuem para o nível global da inteligência (aptidões cognitivas, de linguagem, motoras e sociais).
Pode ocorrer com ou sem qualquer outro transtorno mental ou físico. No entanto, a prevalência de transtornos mentais é de 3 a 4 vezes maior, nessa população.
Pessoas desse grupo têm maior risco de serem exploradas e sofrerem abuso físico/sexual.
Comportamento adaptativo está sempre comprometido.
DESCRIÇÃO CLÍNICA
As pessoas com retardo mental exibem ampla gama de capacidades e personalidades. Podem, mediante preparo adequado, realizar a maior parte das atividades cotidianas esperadas de qualquer um de nós. Muitos conseguem usar o transporte público, fazer compras no supermercado e desempenhar muitas funções no trabalho.
Os que possuem deficiências mais graves podem precisar de auxílio (comer, higiene, vestir), embora, com certo treino e apoio apropriados possam adquirir certo grau de independência.
CARACTERÍSTICAS DIAGNÓSTICAS (DSM IV)
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS (CID-10)
O Retardo mental está incluído no eixo II do DSM IV-TR (a separação dos transtornos por eixos atende a duas finalidades:
Indicar que os transtornos classificados no eixo II tendem a ser mais crônicos e reagem menos ao tratamento.
Lembrar aos clínicos para considerar se esses transtornos, estão afetando um transtorno do eixo I. As pessoas podem receber um diagnóstico no eixo I (por exemplo, transtorno de ansiedade generalizado) e no eixo II (por exemplo, retardo mental leve).

F70 (CID-10) - 317 (DSM.IV-TR)- RETARDO MENTAL

Relacionados

  • Tdh transtornos de deficit de atençao e hiperatividade
    4024 palavras | 17 páginas