Análise da biodistribuição, por microscopia eletrônica de transmissão, de múltiplas injeções de nanopartículas magnéticas recobertas com ácido 2,3-dimercaptosuccínico em camundongos.

3208 palavras 13 páginas
Análise da biodistribuição, por microscopia eletrônica de transmissão, de múltiplas injeções de nanopartículas magnéticas recobertas com ácido 2,3-dimercaptosuccínico em camundongos.

Burle, F. R.1 ; Moreira, V. C. 1; Guimarães, F. C. 2; Rocha, M. C. O. 2; Silva, I. G. M. 2; Azevedo, R. B. 1; Garcia, M. P. 1

1 Laboratório de Nanobitecnologia, Departamento de Genética e Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília.
2 Laboratório de Microscopia, Departamento de Biologia Celular, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília.

Palavras-chave: Fluidos magnéticos, DMSA, biodistribuição, nanobiotecnologia, nanopartículas magnéticas

RESUMO

Uma variedade de nanomateriais emergentes tem sido proposta nas aplicações biomédicas. Dentre eles estão os fluidos magnéticos (FMs), soluções coloidais de nanopartículas magnéticas (NPMs), como a maguemita, dispersas em líquidos orgânicos ou inorgânicos. Para obter FMs biocompatíveis é preciso condicionar a superfície das NPMs com moléculas estabilizantes, como o ácido 2,3-dimercaptosuccínico (DMSA). Trabalhos realizados com uma única injeção do FM-DMSA mostraram sua biocompatibilidade e deposição preferencial nos pulmões, porém estudos de seu uso frequente, no mesmo organismo, tornam-se cada vez mais significativos. Assim, este trabalho estudou a biodistribuição e citolocalização de FM-DMSA nos órgãos de camundongos após suas múltiplas injeções. Camundongos Swiss, machos, (n=10) receberam 100 µL de FM-DMSA por via endovenosa caudal a cada 15 dias por 45 dias, e animais controle (n=5) receberam o mesmo tratamento, porém com solução salina. Os animais foram eutanasiados após 90 dias do início do tratamento e coletou-se fragmentos de pulmão e baço, que foram fixados em solução Karnovisk modificada, seguido do processamento de rotina para microscopia eletrônica de transmissão, com inclusão em resina SPUR para obtenção dos cortes ultrafinos e análise em MET (JOEL 1010). A análise de

Relacionados