Análise comparativa entre as obras dramáticas Anfitriões, de Plauto e o Auto dos Enfatriões, de Camões

2034 palavras 9 páginas
Este trabalho tem por objetivo tecer reflexões sobre dois textos dramáticos: “Anfitrião”, de Plauto, e o “Auto dos Enfatriões”, de Luís de Camões, levando em consideração os princípios que regem a imitação poética, sobretudo porque o auto de Camões é influenciado pela tragicomédia de Plauto. O trabalho mostrará as apropriações e os elementos acrescentados pelo autor português em sua imitação do texto latino.
Faz-se necessário entender que imitação, na Poética de Aristóteles, é a técnica de saber fazer assim como os grandes poetas, aprender todas as convenções das espécies de poesia. A tragicomédia, por exemplo, é uma espécie de poesia imitativa e para que resulte perfeita deve está dentro das convenções que são propostas pelo gênero.
Para Aristóteles, o caráter da imitação na poesia seria uma tendência natural do ser humano, e segundo ele, parece, de modo geral, darem origem à poesia duas causas, ambas naturais. Imitar é natural ao homem desde a infância, e nisso difere dos outros animais, em ser o mais capaz de imitar e de adquirir os primeiros conhecimentos por meio da imitação, e todos têm prazer em imitar.
Até o século XVIII, era o princípio de imitação que regia a atividade poética; os metros, os tópicos, versos, imagens e rimas percorriam as obras de vários autores, numa rede de emulações. A tragicomédia “Anfitriões” é uma das peças mais célebres de Plauto, sendo por diversas vezes imitada por grandes poetas. Luís de Camões foi um dos que imitou a tragicomédia plautina.
Plauto foi um grande comediógrafo latino nascido na Úmbria, um dos maiores representantes da comédia romana. A obra de Plauto tem como base a comedia nova, cujos os autores viveram no final do século IV e III a.C., tais como Dífilo, Dilemon e Menandro. A comédia nova trata de assuntos corriqueiros e engraçados, ocorridos entre pessoas pertencentes as mais variadas classes sócias. É uma comédia de costumes, que trata do amor contrariado, que após algumas aventuras vividas pelas

Relacionados