Análise Behavorista - O Show de Truman

268 palavras 2 páginas
O filme “O Show de Truman”, apresenta a história de “Truman”: um bebê que foi abandonado pelos pais e adotado por uma emissora de TV. Desde seu nascimento, “Truman” é o personagem principal de um reality show, exibido na TV de todo mundo, sendo inclusive um programa de grande sucesso, com altíssima audiência.
“Truman” acredita que tudo é verdadeiro, porém todas as situações que acontecem com ele são “criadas” e “simuladas” pela direção do programa.
Acontece que em um dado momento, “Truman” se apaixona, por uma até então “atriz” do reality show, que é imediatamente retirada do programa pela direção do mesmo. A partir desse momento, “Truman” começa acreditar que está sendo vigiado e começa a agir estranhamente. Então, o diretor começa aos poucos a perder o controle sobre a trama.
“Truman” finalmente descobre a trama, atravessa a ilha e encontra a “porta de saída”.
De acordo com o Behavorismo, estudo comportamental da influência, ou seja, das relações, entre o ambiente e o homem, não se é levada em consideração a subjetividade humana. Foi exatamente isso que podemos verificar no filme “O Show de Truman”, o diretor apesar de ter o domínio sobre as situações, não tinha o domínio sobre o mundo interior de “Truman”: o mundo composto por emoções, sentimentos e pensamentos, onde não é possível a instalação de câmeras.
No decorrer do filme o personagem acabou se “humanizando”, e superando a condição de ser manipulado. Isso nos mostra, a complexidade da mente humana, possuímos o subconsciente, a subjetividade, que são únicos em cada um de nós e nos torna livres das manipulações, pelo menos nos pensamentos.

Relacionados