anubis

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
 Anúbis era conhecido como Inpu (também grafadoAnup, Anpu e Ienpw).] A menção mais antiga a Anúbis está nos Textos das Pirâmidesdo Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterrodo Faraó. Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém foi substituído durante o Império Médio por Osíris.[4]
Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a suamontanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação. Comomuitas divindades egípcios, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.
A esposa de Anúbis é adeusa Anput, seu aspecto feminino, e a sua filha é a deusaKebechet.
destinado a guardar os deuses, assim como os cães guardam aos homens. Anúbis é pai de Qeb-hwt também conhecido como Kebechet.Anúbis deus funerário mais importante, deus da morte, filho de Osíriscom Néftis, e pai de Kebechet, também dito senhor do submundo, também considerado deus do embalsamento, era extremamente proibido,fazer uma mumificação sem antes fazer um tributo a Anúbis, ele era guardião das necrópoles e das tumbas, muitos diziam, que julgava os mortos, mas este trabalho era cargo de seu pai Osíris.
O nascimentode Anúbis é um pouco interessante, Néftis brigou com seu marido e irmão Seth, e assim Néftis se transformou em Ísis e Osíris, pensando ser sua mulher transou com Néftis, assim Néftis engravidou edessa relação nasceu Anúbis.
Durante os rituais de mumificação seus sacerdotes usavam mascaras de chacais em honra ao deus, Anúbis provavelmente tem a essa cabeça de chacal pelo que os chacais habitavamos cemitérios, assim achando ser um símbolo de Anúbis.
Em uma parte do livro dos mortos está escrito exatamente como era a devoção por Anúbis: "Nós, os Chacais, sacerdotes de Anúbis, somos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anúbis
  • Anubis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!