Antroposofia - ciência espiritual por angelica justo

7931 palavras 32 páginas
Antroposofia - Ciência Espiritual
Por Angélica Justo

Antroposofia - Ciência Espiritual, como podemos definir? Este termo foi usado por Rudolf Steiner em 1913, na época da fundação da Sociedade Antroposófica. Porém, o termo Antroposofia foi usado pela primeira vez por Ignaz Paul Vital Troxler (1780-1866), segundo Nicolla Abbagnano (2000, p. 68), para indicar a doutrina natural do ser humano (Naturlehre der menschlichen erkemmtnis) e utilizado por Rudolf Steiner em 1913, com a fundação da Sociedade Antroposófica.

O termo Ciência Espiritual foi utilizado também por Diltey (1833-1911), que viveu em uma época marcada pelo avanço da ciência, e em particular das Ciências Exatas. A Física e o Método Experimental eram a referência para todas as ciências. A filosofia Dilthey assumiu uma função programática de encontrar um lugar para aquilo que designou por "Ciências do Espírito", as quais denominamos hoje Ciências Humanas (Sociologia, Psicologia, História, Antropologia, etc.).

Às Ciências Exatas atribui-lhes uma vocação "explicativa" dos fenômenos naturais. O seu objetivo é o de estabelecer relações constantes e necessárias entre os fenômenos observados, cujas causas podem ser isoladas e descritas. Explicar é prever aquilo que por natureza é repetível. Às "Ciências do Espírito" atribui-lhes a missão de "compreensivo" dos fenômenos humanos. O seu objetivo é o de procurar elucidar aquilo que é único, isto é, não repetível, onde as causas são múltiplas e dificilmente isoláveis. A principal obra de Diltey é "Einleitung in die Geisteswissenchaften" - Introdução às Ciências do Espírito - 1833.

Processo do pensamento filosófico através das épocas culturais:
Hindus - Para os hindus existem três divindades espirituais que derivam de Brahman: Brahma, Vishnu e Shiva e a realidade era Maya (ilusão). Na cultura indiana não há o ideal de pessoa. Temos as castas; a denominação de Filosofia e Religião não existem.
Egípcios - Visão piramidal onde o faraó era o representante da

Relacionados

  • A Reencarnacao Ci Ncia E A Biblia
    56614 palavras | 227 páginas
  • fichamento
    56540 palavras | 227 páginas
  • o mistério da vida
    55316 palavras | 222 páginas