ANTROPOLOGIA TOMORROW

1031 palavras 5 páginas
UNIPÊ – Centro Universitário de João Pessoa
Disciplina: Antropologia
Professor: Cristiane Leal Rodrigues Soares
Acadêmico: Mateus de Sousa Mendes (1510010771)

QUESTÃO REFERENTE AO TEXTO 5

De acordo com exposto e a perspectiva apresentada no texto de Roque de Barros Laraia. Estabeleça e correlacione (apontando diferenças e semelhança, se for possível) entre os posicionamentos dos referidos antropólogos citados no livro. E desta forma, cite exemplos do texto para fundamentar as suas respostas sobre os questionamentos supracitadas acima. E ao fim, por último, construa um quadro comparativo entre as mencionados pensadores e seus pareceres diante do conceito de cultura.

Comecemos então pelo sobre o posicionamento de Taylor acerca de sua definição de cultura, formulada sobre o ponto de vista antropológico. Tylor procurou tentar configurar a cultura a partir de um aspecto na qual a mesma se trata de um fenômeno natural, que possui causas e regularidades. Pensando ele, que assim seria mais prático iniciar um estudo mais objetivo para a sua futura formulação sobree o conceito de cultura.
Em uma linha mais direita, ele buscou respaldo nas ciências naturais. Onde se tinha por preceito que acontecimento cultural seguia os mesmos paradigmas de um fenômeno naturais da natureza. Como fica nítido no exemplo dado no texto. Que fala que a história da humanidade é parte de parcela da história da natureza, que nossos pensamentos, desejos e ações estão de acordo com as leis equivalentes aquelas que governam os ventos e as ondas, a combinação elos ácidos e das bases e o crescimento das plantas e animais. Tylor demonstra a importância dos estudos das desigualdades nas comparações das raças do mesmo nível civilizatório. Ao contrário de outros antropólogos que visam com mais ênfase a desigualdades da raça humana. E nessa lógica, ele explica que a diversidade cultural é explicada como um resultado da desigualdade de estágios existentes no processo da

Relacionados

  • BURKE P
    150756 palavras | 604 páginas