Antropologia do consumo

Páginas: 11 (2582 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING


Trabalho de Antropologia do Consumo

Livraria da Travessa
















Introdução

O grupo escolheu como espaço de estudo a Livraria da Travessa do Centro da Cidade e através da observação, o grupo elaborou uma análise, tanto do espaço citado, como dos consumidores que ali frequentam.
A Livraria da Travessa foi fundada em1975, em Ipanema, Rio de Janeiro. Inaugurada no reduto da bossa nova, cenário de militância política e cultural a livraria firmou-se como local de encontro, discussão, literatura e resistência de grandes poetas e intelectuais da época. Ao longo dos anos a Livraria da Travessa só vem aumentando suas lojas, presentes na Zona Sul, Centro e Zona Oeste, expandindo cada vez mais seu sucesso pela cidade.O grupo optou que o estudo fosse realizado na Livraria da Travessa, uma vez que, o local além de possuir um excelente espaço para observação, apresenta um público diversificado, tendo em vista que a loja escolhida é situada no Centro, onde o fluxo de pessoas diariamente é bastante intenso. Neste estudo queremos também, através de análises, descrever o comportamento e os diferentes hábitos dessepúblico.
Para elaboração da pesquisa de campo as visitas realizadas pelo grupo ocorreram durante a semana, e procuramos manter um horário padrão, sendo então o horário de almoço, já que a maioria das pessoas que trabalham ou estudam no Centro tem a possibilidade de ir à loja nesse horário vago.
De acordo com a perspectiva antropológica de consumo, Baudrilliard explica que os consumidores atuaisestão mais interessados no significado que o produto possa ter, do que na funcionalidade do produto propriamente dito.
“Raros são os objetos que hoje se oferecem isolados, sem o contexto de objetos que os exprimam. Transformou-se a relação do consumidor ao objeto: já que não se refere a tal objeto na sua utilidade específica, mas ao conjunto de objetos na sua significação total.” (Baudrillard,2008).
Baudrillard também acredita que “já não consumimos coisas, mas somente signos.”, e por isso ele diz que o signo e a mercadoria se juntaram para produzir o que é chamado de “mercadoria-signo”, ou seja, a incorporação de inúmeras associações imaginárias e simbólicas, às mercadorias com propósito de torná-las mais atraentes.

Descrição e análise do espaço de consumo

Logo ao entrar naLivraria da Travessa podemos observar a tranquilidade do ambiente, assim como a organização, funcionalidade e limpeza da mesma. É um local bem arejado, no qual o consumidor se sente à vontade para realizar a compra do produto ou até mesmo para ver algo que lhe interesse. Contém um pequeno bistrô localizado no andar de cima da livraria para aqueles que optarem por ler algum livro tomando um café oupara as pessoas que apenas queiram beber ou comer algo.
Em todas as vezes que fomos à livraria, observamos que pela loja ser relativamente pequena comparada às outras lojas Travessas, ela parecia sempre estar com bastante gente dentro, mantendo sempre um grande fluxo de pessoas, pois percebemos que as pessoas que entravam na loja, não passavam muito tempo para escolher um livro. Quando compravamalguma coisa, a compra era relativamente rápida, comparado com outras livrarias que estamos acostumadas, onde as pessoas normalmente costumam demorar horas para escolher um livro. Pode ser devido ao fato da loja ser no Centro da cidade, local onde as pessoas não têm muito tempo para lazer, pois normalmente ou estão saindo do trabalho; faculdade, ou estão em algum intervalo livre.
O público alipresente era sempre muito variado, porém, o que foi possível observar é que no geral, era um público de classe média à classe alta, homens e mulheres, bem vestidos, na faixa de 25 a 50 anos, aparentando ser em sua maioria, trabalhadores e estudantes que consomem o tipo de produto oferecido na livraria.
Na livraria podemos encontrar um bistrô localizado no andar de cima, onde o consumidor pode tomar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Antropologia do consumo livrria travessa
  • Antropologia do consumo saara
  • Odontologia estética e antropologia do consumo
  • Antropologia do consumo inspirado no filme amor por contrato
  • O consumo
  • Consumo
  • CONSUMO
  • o consumo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!