Antropologia do consumo inspirado no filme amor por contrato

Páginas: 7 (1559 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
Universidade Federal do Ceara – Campus Cariri

Nome: Luiza Alyne Piancó Feitosa
Curso: Design de produto
Semestre: 2ª semestre
Disciplina: Sociologia
Professor (a): Washington







Antropologia do consumo inspirado no filme amor por contrato










Crato – CE
10/01/2013

O consumo hoje é tema recorrente nos meios de comunicação de massa, nos lares, nas empresas,no dia a dia dos grandes centros urbanos. Há inúmeros caminhos para abordá-lo. Dentro da lógica econômica, financeira ou do marketing.
A antropologia é uma ciência que estuda o homem dentro de uma perspectiva interpretativa. Ou seja, ela está preocupada com o significado simbólico dos objetos, gestos, rituais, comportamentos, da vida em geral.
Entretanto, nem sempre foi assim.
A antropologia"nasce" como fruto do encontro de sociedades distintas, do choque cultural vivido pelas sociedades europeias no século XVI  ao tomar contato com "outras" sociedades bastante diferentes, chamadas muitas vezes de "primitivas" ou "selvagens".
A percepção da diferença - noção fundamental para a Antropologia provocou um mal estar e uma necessidade de compreensão. Em um primeiro momento, surge oquestionamento a respeito da humanidade daqueles grupos sociais.
Um dos primeiros trabalhos a analisar mais detidamente a questão do consumo é "O mundo dos bens - para uma antropologia do consumo" da antropóloga Mary Douglas e do economista Baron Isherwood, publicado nos Estados Unidos em 1979 e só editados no Brasil em 2004.
Douglas e Isherwood procuram analisar os postulados da economianeoclássica, centrados no utilitarismo, na racionalidade e na maximização de ganhos. Embora  o trabalho de Thorstein Veblen (1965) já tivesse demonstrado que o consumo tem apenas o objetivo de satisfazer de forma racional as necessidades práticas e orgânicas dos homens, ele ainda não tinha se libertado de uma perspectiva moralizante, relacionando o consumo de bens com a futilidade. Como se o consumidor fossepensado apenas na esfera irracional da realização dos seus desejos que estavam diretamente ligados a uma busca de status e a imitação do gosto da elite pelas camadas mais populares.

O mundo dos bens tem um papel importante por enfatizar as dimensões culturais e simbólicas do consumo de diferentes grupos sociais em distintos contextos.  Os dois autores vão estabelecer uma relação estreitaentre consumo e cultura e é a partir da cultura que o consumo será compreendido e não fora dela, ou separado dela. Fazendo uma revisão das teorias econômicas sobre o consumo, Douglas e Isherwood além de apresentarem uma análise crítica das mesmas, lançam mão de comparações entre diferentes sociedades a partir de etnografias que investigam as relações de troca e consumo, desde a obra clássica daantropologia "Ensaio sobre a dádiva" de Marcel Mauss (1985). Neste trabalho Mauss discute o significado de dar, receber e retribuir em diferentes culturas e como esta troca tem papel fundamental na constituição dos grupos sociais. Ele afirma que a recusa de um "presente" é a recusa da relação, de estabelecer vínculo e contato. Malinowski em sua etnografia sobre o Kula já havia chamado a atenção para aimportância da troca. Trocam-se braceletes, colares, alimentos e mulheres. A troca é à base do social.
O filme Amor por contrato, escrito e dirigido por Derrick Borte, vem trazendo uma critica a sociedade consumista dos tempos modernos. No filme, uma empresa de vendas cria falsas famílias perfeitas e as envia para pequenas e ricas cidades americanas.
Essa falsa família é perfeita, composta de ummarido e uma esposa que se amam e se dão presentes, tem o carro do ano, uma casa com tudo, um filho e uma filha populares que possuem os artigos tecnológicos de ultima geração.
O objetivo da empresa de vendas é criar nos vizinhos o desejo de ser igual àquela falsa família, que todos pensam ser verdadeira. Quando veem aquelas pessoas teoricamente tão perfeitas, todos na cidade logo associam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica ao filme “Amor por contrato” (The Joneses) e a Sociedade de Consumo.
  • Filme amor por contrato
  • relatório do filme AMOR POR CONTRATO
  • Resenha do filme "AMOR POR CONTRATO"
  • Resenha filme amor por contrato
  • Resenha do filme amor por contrato
  • Questionário do filme: Amor por contrato
  • RESENHA DO FILME AMOR POR CONTRATO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!