Antropologia Bioética

Páginas: 6 (1487 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
MARÍLIA CUNHA GOMES -

ANTROPOLOGIA ÉTICA E CULTURA







BIOÉTICA














SÃO PAULO
2014

1.
Entende-se por Bioética o segmento da ciência que se voltou à reflexão sobre as consequências benéficas ou maléficas sobre o avanços das ciências e o impacto que as mesmas podem ter sobre a vida de todos os seres. Essa ciência propõe o diálogo e a mediação entre asquestões científicas e as questões humanas sobre o principal preceito de que “Nem tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável”. (RELATÓRIO DE BELMONT E SUA IMPORTÂNCIA PARA BIOÉTICA, 2012).
O estudo da bioética teve início com as reflexões o médico oncologista Van Renssealer Potter em meados da década de 70, que percebeu a necessidade estabelecer uma metodologia de análise doscasos concretos na área da saúde e os problemas éticos que envolviam esses casos. A Bioética então surge inicialmente na relação bi disciplinar entre a Medicina e a Ética, entretanto posteriormente ela se tornou uma disciplina estruturada e reconhecida como multidisciplinar, visto que é necessário aliar a ética a todos os segmentos profissionais.
Seus princípios principais são: Beneficência, Nãomaleficência (algumas bibliografias citam esse princípio), Respeito à autonomia e Respeito a justiça.
Entende-se por Beneficência o princípio do “fazer o bem” e a Não Maleficência a de “evitar o mal” (JUNQUEIRA, 1993, p. 08). No âmbito da Medicina, esse princípio fica muito evidente na qual o profissional da saúde tem o dever de intencionalmente fazer o bem (ou seja ter o propósito) e de nãocausar danos a seus pacientes (LOCH, 2002). Apesar de serem parecidos, esses dois princípios tem focos diferentes. Ao atuar pensando em beneficiar o paciente, o profissional médico deve julgar se o procedimento adotado não trará riscos que posteriormente trarão um grande dano ao paciente. Muitas vezes o procedimento mais indicado para tal tratamento não poderá ser adotado, visto que, especificamentepara aquele paciente e sua condição, poderá haver uma complicação muito séria. Hoje há uma tendência a prática de uma Medicina mais humanizada, principalmente em pacientes internados nas UTIs. É comum hoje ver a equipe médica tratar de assuntos do diagnóstico e do tratamento longe do paciente, pois aparentemente o paciente não está ouvindo, mas na maioria dos casos, os pacientes ouvem com clareza eentendem tudo o que está sendo tratado. Essa é a conduta mais adequada. Isso também é o “não fazer o mal” para o paciente.
O Respeito a Autonomia é o princípio em que a temática principal é a liberdade de decisão que o indivíduo tem sobre sua vida. Nessa questão é adotado o pensamento de que “sobre si mesmo, sobre o seu corpo e a sua mente, o indivíduo é soberano”. (MILL, 2014). A autonomia é aexecução disso. Pressupõe a existência de opções e o indivíduo devidamente informado possa ser capaz de fazer as escolhas que julgar corretas sendo respeitado por essas escolhas. A aplicação deste princípio na Medicina se dá no caso do paciente ter direito de escolher fazer ou não o tratamento proposto pelo médico. Sendo assim, caberá ao profissional médico dar ao paciente a mais completainformação possível alertando sobre os riscos, benefícios e possíveis consequências para que o paciente possa tomar uma decisão. Esse princípio é discutível em algumas circunstâncias na qual essa autonomia é limitada. Exemplos disso são as crianças, adolescentes, deficientes mentais ou com algum problema neurológico severo que comprometa a consciência do paciente. As situações de urgência, quando éimprescindível a atuação do médico, ou mesmo quando o próprio paciente recusa saber informações e participar das decisões adotadas pelo médico.
O princípio da Justiça na bioética é a concepção de tratamento justo, apropriado, o que é devido às pessoas e a equidade. “É garantir a todos com igualdade a distribuição justa, equitativa e universal dos benefícios dos serviços de saúde”. (LIGIERA, 2005,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioetica
  • Bioética
  • bioética
  • Bioetica
  • O QUE É BIOÉTICA?
  • bioetica
  • Bioética
  • bioetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!