antropol

Páginas: 2 (364 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Homem e a Sociedade



A raça humana só se perpetua porque desenvolveu a capacidade de se adaptar a novos ambientes e aprendeu a vencer predadores mais fortes e velozes com armas sociais que osfizeram imbatíveis: comunicação, cooperação, capacidade de estabelecer regras de convívio coletivo...
O Ser Humano é a única espécie a desenvolver um ambiente totalmente controlado para sobreviver, acidade, além de ser uma espécie modelada. O Homem substitui ospela cultura. Comportamentos instintivos pelas regras de conduta social.
O comportamento humano é baseado na cultura e na troca deconhecimento (aprendizagem) que é o que os distingue das demais espécies. Antropologicamente a cultura foi definida pela primeira vez no século XIX (1871), por Edward Tylor, como “um conjunto complexo queinclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.
Tudo em nossa vida coletiva,desde a língua com a qual nos comunicamos os hábitos rotineiros de alimentação e vestuário, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade e que podemos observar que serepete na maioria dos indivíduos de nosso grupo, é resultado de um processo de aprendizagem da cultura, e a isso denominamos SOCIALIZAÇÃO.
De acordo com a nossa cultura e a socialização, controlamosaté mesmo os horários de fome, a postura corporal e os gestos, os hábitos de higiene pessoal e as formas de tratamento de saúde. Ou seja, cada cultura corresponde a um padrão diferente de realizartodas essas coisas necessárias à vida social, e que consideramos ser “normal” todos fazerem.
Um indivíduo da espécie homo sapiens é dotado de potencialidades inatas, como a linguagem, inteligência,postura bípede etc. Entretanto, nenhuma dessas características se desenvolve “naturalmente”. Precisamos, portanto, do estímulo do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS TEORIAS ANTROPOL GICAS DA CULTURA
  • Cultura Um Conceito Antropol Gico
  • An Lise Antropol Gica
  • O QUE CI NCIA ANTROPOL GICA
  • Per odo antropol gico
  • O Campo e a Abordagem Antropol gicos
  • Escolas de Pensamento Antropol gico
  • cronologia das teorias antropol gicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!