ANTROLOPOLOGIA APLICADA AO DIREITO

1133 palavras 5 páginas
DISCIPLINA: ANTROLOPOLOGIA APLICADA AO DIREITO

ANÁPOLIS – GO
2013
1) Como Morgan descreve a evolução da humanidade e como se da as relações jurídicas no “genos”?
Morgan estabeleceu que, para poder analisar cada período da história humana, deve levar em conta as descobertas, as primeiras instituições e as invenções. Constatou-se que em cada estágio existiam ideias, pensamentos e desejos dos seres humanos que foram essenciais para o desenvolvimento da sociedade e do homem. Fatos como a subsistência; governo; linguagem; família; religião; arquitetura e propriedade de cada período.
O homem sempre seguiu um caminho progressivo dos tempos primórdios até hoje em dia. Lewis Morgan, em sua teoria, descreve a evolução da humanidade em três estados: selvagem, barbárie e civilização – naturalmente, ele só se ocupa das duas primeiras e da passagem à terceira. Ele distinguiu esses períodos de evolução, proporcionando a cada estágio aspectos diferente, permitindo assim a identificação e a diferenciação entre eles.
No período selvageria surgiu a raça humana. Esse período é caracterizado pelo matrimônio por grupos, predomina a apropriação de produtos da natureza já prontos para serem utilizados, como por exemplo, peixes, o desenvolvimento e o uso do fogo, a invenção do arco e flecha. As produções artificiais do homem são destinadas a facilitar a apropriação.
A barbárie é a fase logo após à selvageria, em que havia um matrimônio na qual o homem é casado com uma mulher, porém a infidelidade e a poligamia são direitos seus, as mulheres deviam ser fieis a seus maridos, havia também a domesticação de animai, surge a agricultura por meio do trabalho humano, a invenção da fundição do ferro e o uso de ferramentas desse a partir do ferro.
No período da civilização, na qual pertencemos, surge o matrimônio monogâmico, a invenção da escrita, invenção do alfabeto fonético, os produtos passam a ser industrializados e

Relacionados

  • Artigo Rap Na Midia Discurso De Resist Ncia
    22276 palavras | 90 páginas
  • VAINFAS Ronaldo CARDOSO Ciro
    153387 palavras | 614 páginas