ANTRO1

362 palavras 2 páginas
Antropologia Jurídica

Questões (Tema: Linguagem)

4.1. Por que a linguagem tem uma dimensão política, uma determinada cosmovisão e um conjunto de valores?

4.2. O que Rubem Alves quer dizer com a expressão - “pela linguagem o homem, ainda que não o deseje, se dá a conhecer”?

4.3. Tipos de linguagem: Científica, Religiosa, jurídica, poética, corporal, etc. É possível encontrar em cada tipo de linguagem uma dimensão política, uma determinada cosmovisão e um conjunto de valores? Dê exemplos a partir das linguagens científica, religiosa e jurídica.

Respostas

4.1. A língua ''é, ao mesmo tempo, um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social. O discurso é a atividade verbal, que influência e interage com a sociedade. De modo que, está inserida em todas as relações do ser social. A interação e a disseminação do conhecimento, só é possível através de todas as formas de linguagem.

4.2.
A Linguagem é o reflexo da sociedade que se vive. É expressiva de valores e intenções, revela características de um indivíduo e as características de sua formação social. Possibilitando o autoconhecimento, assim como as características da pluralidade humana.

4.3
Sim, é possível.
Na Linguagem Científica, que é baseada no contexto da ciência, e busca a descrição fiel do fenômeno descrito e estudado, assim como a comunicação clara entre os cientistas e profissionais que a usam, pode-se perceber a influência que ela tem na sociedade e em outras áreas da linguagem, a interação se dá por meio de troca de conhecimento. Baseia-se no método e na prova, é empírico.

Na Linguagem Religiosa , a emoção e o conhecimento se misturam, baseia-se na fé o no mistério, de modo sobrenatural, é geralmente pedagógica, ou seja, pretende transmitir saberes, utiliza da retórica, é moralizante por tentar incutir valores morais.

Na Linguagem Jurídica, que é utilizada por determinadas pessoas em situações específicas devido à necessidade de, no

Relacionados

  • Alto xingu
    10154 palavras | 41 páginas