anos 60

Páginas: 2 (318 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2014
Reforma de ensino, anos de 1960 e 1970: terceiro ato
         
         Desenvolveu-se uma educação para formação do `` capital humano``, vínculo estrito entre educação e mercado de trabalho.Amodernização de hábitos de consumo; a integração da politica educacional aos planos gerais e desenvolvimento e segurança nacional; a defesa do Estado, repressão e controle politico-ideológico da vidaintelectual e artística do país.     
  Em 1964 o presidente João Goulart propôs o Plano Nacional de Alfabetização, método Paulo Freire, alfabetização em 40 horas. Com o golpe militar em abril de1964 o plano foi extinto. Foi promulgada a Constituição de 1967 que não previa percentuais mínimos a serem gastos com a educação pelo poder público. Durante a ditadura militar a universidade brasileiratestemunhou a repressão, a perseguição policial, a expulsão, o exílio, as aposentadorias compulsórias, a tortura, a morte de muitos de seus melhores pensadores.
          A Lei 5692/71, introduziuprofundas mudanças na estrutura do ensino vigente até o presente, uma das mudanças mais importantes foi ampliar a obrigatoriedade do ensino para oito anos, obrigatoriedade escolar para faixa etáriaentre 7 e os 14 anos.
          O regime militar diminui os recursos para a educação, os mais baixos índices de aplicação, menos de 3% do orçamento da União. O descaso do Estado com a educaçãopública favoreceu a educação escolar privada para que se transformasse em negócio altamente lucrativo. As escolas privadas recebiam: subsídios fiscais , incentivos, créditos e até mesmo transferência derecursos públicos. E meados de 1970 com a crise econômica a educação perdia parte do papel que possuía no projeto de desenvolvimento e tecnocrático e passou a servir no plano do discurso.
       Projetos para atenuar a desigualdade regional e pobreza: PóloNordeste; Programas de Ações Socioeducativas e Culturais para as populações carentes do meio urbano e do meio rural; Programa de educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anos 60
  • anos 60
  • ANOS 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • ano 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!