Anos 60

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015
Isabel
A década de 60 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1960 e 31 de dezembro de 1969.
Os anos 60, acima de tudo, foi um período de explosão da juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, influenciados pela interminável luta por liberdade de expressão. Além das mudanças comportamentais, culturais e na moda.

O Brasil vivia uma grave crise econômica desde o surgimento dasindústrias, pois alguns setores passaram a produzir mais do que o mercado interno era capaz de absorver. O presidente Jânio Quadros tomou posso, mas logo renunciou, então seu vice, João Goulart assumiu o cargo.
Durante o governo de João Goulart, a inflação atingiu altos picos e caíra os investimentos.
As industrias não possuíam empregos suficientes para o crescimento rápido da população, issocomeçou a gerar uma certa repulsão na classe média, que temiam que o Brasil se tornasse comunista.
Os militares estavam sendo apoiados pela Igreja e classe média, e em 31 de março de 1964, os militares se lançaram as armas e golpearem de uma só vez a democracia e o populismo no Brasil. Afirmavam que a ditadura era apenas para estabilizar o país, acabando com a corrupção e subversão. Mas não foi bemisso que aconteceu. A ditadura tinha como principais características a cassação de direitos políticos de opositores, a repressão aos movimentos sociais e manifestações de aposição, a censura aos meios de comunicação e aos artistas. As pessoas que eram contra o regime eram cassadas e torturadas, apanhavam, levavam choques em cadeiras elétricas e ficavam amarradas em pau-de-arara.

A censura tentoucalar quem tinha algo a dizer e um grupo se destacou na luta contra a opressão: o dos artistas.
Alguns músicos acharam uma brecha, uma forma de dizer ao mundo o que o Brasil estava sofrendo nas mãos dos militares, originando a Música Popular Brasileira, conhecida como MPB.
Um dos mais ilustres artistas da época foi Chico Buarque, que junto com Milton Nascimento, compuseram uma musica conhecida como“Cálice”, que refletia bem a situação da época.
Outro grande músico do período foi Geraldo Vandré. Ele compôs “Pra não dizer que não falei das flores”, um hino contra a ditadura. Nessa música, Geraldo enfatizava as injustiças, “Pelos campos há fome em grandes plantações”. Destaca a presença do exército nas ruas, “Há soldados armados, armados ou não”. Convocava as pessoas para se unirem na luta contraa ditadura, “Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Geraldo foi preso, torturado e exilado, mas essa música ficou popularmente conhecida, é um clássico da MPB.

Estevão
Tudo era censurado, como: novelas, jornais, teatros e até mesmo músicas. Nada podia ser expressado contra o regime. Na política, o mundo acadêmico era considerado o lugar darebeldia, dos mal educados e subversivos.
Em 67 aconteceu o chamado “milagre brasileiro”. Com investimentos internos e empréstimos do exterior, o país avançou e estruturou uma base de infraestrutura. Todos esses investimentos geraram milhões de empregos no país. Porém, todo esse crescimento teve um custo altíssimo e a conta deveria ser paga no futuro. Os empréstimos estrangeiros geraram uma dívidaexterna elevada para os padrões econômicos do Brasil.
Durante a ditadura os anos 60 teve quatro presidentes: Castello Branco, Costa e Silva, Junta Militar e Medici. O quadro de violência proporcionado pela ditadura militar se prolongou até 1985.

O primeiro disco dos Beatles, com canções como “I Want to Hold Your Hand” e “She Loves You” terminaram aquele anos como as primeiras das paradas no ReinoUnido.
Em 1967 os Beatles lançaram aquele que é considerado o melhor álbum da história: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos da história e tido como o mais influente.
O rock se reinventou diversas vezes, nos Beatles, Rollings Stones, The Who, entre outros.
Para cada dessas fases, a juventude roqueira adotou um comportamento e uma moda própria. E no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • anos 60
  • anos 60
  • ANOS 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • Anos 60
  • ano 60

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!