Ano de 2012 termina com decepção dos BRICS: nova referência são os KOMETS

369 palavras 2 páginas
Resumo dos textos Ano de 2012 termina com decepção dos BRICS: nova referência são os KOMETS e América Latina crescerá mais em 2013.
Ano de 2012 termina com decepção dos BRICS: nova referência são os KOMETS
Em 2001 a sigla BRIC que corresponde aos países Brasil, Rússia, Índia e China foi lançada por Jim O’Neill - chefe de pesquisa em economia global do grupo Goldman Sachs - com a promessa de terem um futuro promissor pois teriam um forte crescimento econômico e passariam e ser sustentadores da economia mundial. Algum tempo depois a sigla foi alterada para BRICS com a inclusão da África do Sul.
Com a desaceleração da economia em 2012 e o enfraquecimento da economia nestes países, os BRICS desapontaram o mercado apresentando o PIB menor que a média dos últimos 11 anos. Com destaque para a China que se mostrou não imune à crise internacional e teve a menor taxa de crescimento do PIB em três anos no mês de julho.
Em 2009, em meio a crise, a revista britânica The Economist publicou uma matéria intitulada O Brasil decola mostrando as boas expectativas para o país. Em 2012 a mesma revista fez uma nova reportagem destacando o esgotamento das fontes de crescimento e o risco político em alta.
Ainda em 2012, o Brasil apresentou o pior desempenho entre os BRICS. Já a Índia deve apresentar o seu pior índice econômico em 10 anos.
Em meio a esses resultados, o Merrill Lynch cria uma nova referência os KOMETS formado por Coréia do Sul, México e Turquia países que vem registrando taxas de crescimentos mais proeminentes que as dos BRICS.
Os KOMETS vêm registrando taxas de crescimento econômico crescentes desde o início da crise financeira, opondo-se assim ao cenário de desaceleração mundial.
A justificativa do crescimento do KOMETS em relação aos BRICS se dá pelo aumento da produtividade e dos fatores de produção nestes países. Em contraponto, os países emergentes vêm registrando uma tendência de aumento da inflação, ocasionado por uma elevação da demanda sem um

Relacionados