aniimais peçonhentos

1374 palavras 6 páginas
Animais peçonhentos

Centro de Ensino Fundamental 02
Aluna: Ingrid Alencar da Silva
Serie: 8º ano Turma: H

Introdução
Neste trabalho iremos conhecer um pouco sobre alguns tipos de animais peçonhentos e suas peçonhas.

Animais Peçonhentos São animais que, por meio de um mecanismo de caça e defesa, são capazes de injetar em suas presas uma substância tóxica produzida em seus corpos, diretamente de glândulas especializadas (dente, ferrão, aguilhão) por onde passa o veneno.

Grupos aracnídeos

Aranha Amadeira É considerada a aranha mais venenosa do mundo. Ela é extremamente agressiva, razão pela qual não se aconselha nem se permite sua criação em cativeiro. Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e centenas de acidentes envolvendo essa espécie são registradas anualmente.
Veneno: O veneno da Armadeira é composto por polipeptídeos, além de histamina e serotonina. Sua ação é neurotóxica e cardiotóxica.
Ação neurotóxica: ocorre no SNC, mais precisamente nos canais de sódio, provocando despolarizações nas terminações nervosas, sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo.
Ação cardiotóxica: interfere na atividade contrátil do músculo estriado cardíaco, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico. A picada desta aranha é relativamente letal para ratos.

Sintomas: Os pontos de inoculação sobre a pele são vistos acompanhados de inchaço, vermelhidão e sudorese local. A dor é queixa comum, pode ser local ou irradiada, tem intensidade variada e é acompanhada de formigamento. Dependendo do estado da pessoa, além da dor, os sintomas mais comuns são taquicardia com alterações no eletrocardiograma, hipertensão arterial, sudorese com visão turva e vômitos ocasionais.

Tratamento: Apesar da alta toxicidade da peçonha da armadeira, a absoluta maioria dos casos registrados são considerados leves e de prognóstico benéfico.

Relacionados