jhuuj

Páginas: 5 (1194 palavras) Publicado: 1 de abril de 2014
1- Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o método e as aplicações desta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as ideias de senso comum. a primeira preocupação de Durkheim é estabelecer noções básicas sobre ciência e, distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas dasdemais ciências. Entendemos por ciência.
Ele também compara diversas sociedades para classificação das espécies sócias. Durckheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples.

2-como o texto descreve o foto social, segundo a visão de Dukheim?

Segundo Dukheim o individuo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do individuo. Para o autor o fato social euma realidade independente, são três as características básicas independentes e preexiste.
A primeira e a “coerção social” onde o individuo e introduzido as regras da sociedade, independente das suas vontades ou escolhas.
A “educação” de formal informal ou formal a educação segundo Durkheim e uma importante tarefa nessa formação dos indivíduos.
A terceira característica dos fatos sociais e a“generalidade” e social todo fato que e geral, ou que se repete na maioria dos indivíduos.

3) Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

Recomenda-se em primeiro lugar tratar o fato como “coisa”, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social. O cientista deve afastar-se dosenso comum para entender o senso comum, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.


4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

Durkheim acreditava numa evolução geral das espécies sócias a partir da horda, para o ele as classificações das sociedades deveria ser feita com base apurada em observações experimentais, com essa base eleestabeleceu a passagem da solidariedade mecânica para solidariedade orgânica.

5) Durkheim em As regras do método sociológico afirma:

“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica.”

Que características da escolapositiva podemos encontrar nesse texto?


6) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim em As regras do método sociológico afirma:

Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?

Não. Para Durkheim os sentimentos individuais, as opiniões, sentimentos apenas atrapalham a compreensão da realidade.

A realidade comoformada por partes isoladas, de fatos anatômicos, com uma visão positivista, Durkheim procura nas sociedades manifestações de uma evolução. Os conceitos de espécie

7) Afirmamos que Durkheim considerava a educação, formal e informal, como elemento importante de integração entre os indivíduos à sociedade. Vocês concordam com essa posição? Argumentem.
8) Durkheim considerava ageneralidade essencial ao fato social. Exemplifique.
Para que haja o fato social a generalidade e sim um aspecto importante para a concretização do fato, pois ela e a manifestação da coletividade.
9) O crime para Durkheim é um fato social normal ou patológico? Por quê?
O crime seria um fato social normal pois existe em todas as sociedades que independem da vontade dos indivíduos dessas sociedades.10) Busque no texto o conceito de consciência coletiva. Exemplifique.
A definição de Durkheim para consciência coletiva e de que trata-se do “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns a média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado com vida própria” (p.342, em outra palavras consciência coletiva seria um conjunto de valores crenças ou normas que tem caráter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!