jhuuj

1194 palavras 5 páginas
1- Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da sociologia?

Para Durkheim, a sociologia tinha por finalidade definir o método e as aplicações desta nova ciência, estabelecendo seus princípios e limites rompendo com as ideias de senso comum. a primeira preocupação de Durkheim é estabelecer noções básicas sobre ciência e, distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências. Entendemos por ciência.
Ele também compara diversas sociedades para classificação das espécies sócias. Durckheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples.

2-como o texto descreve o foto social, segundo a visão de Dukheim?

Segundo Dukheim o individuo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do individuo. Para o autor o fato social e uma realidade independente, são três as características básicas independentes e preexiste.
A primeira e a “coerção social” onde o individuo e introduzido as regras da sociedade, independente das suas vontades ou escolhas.
A “educação” de formal informal ou formal a educação segundo Durkheim e uma importante tarefa nessa formação dos indivíduos.
A terceira característica dos fatos sociais e a “generalidade” e social todo fato que e geral, ou que se repete na maioria dos indivíduos.

3) Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

Recomenda-se em primeiro lugar tratar o fato como “coisa”, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social. O cientista deve afastar-se do senso comum para entender o senso comum, buscando o afastamento em relação a qualquer opinião existente.

4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evolução das espécies sociais?

Durkheim acreditava numa evolução geral das espécies sócias a partir da horda, para o ele as classificações das sociedades deveria ser feita com base apurada em observações experimentais, com essa base ele

Relacionados