Angiospermas - flores

Páginas: 8 (1866 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2012
Angiospermas

As Angiospermas ou angiospérmicas são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
Podem ser: Monocotiledôneas onde geralmente embrião tem um só cotilédone, raiz fasciculada, folhas paralelinérveas, ciclode vida curto, folhas com nervuras paralelas e etc ou Eudicotiledôneas que contém dois ou mais cotilédones, ciclo de vida longo, folhas com nervuras reticuladas e etc.

Anatomia e fisiologia das flores
Flor é a parte da angiospermas onde se encontram os órgãos sexuais, se originam de gemas ou botões florais localizados em posições diversas, geralmente nas extremidades dos ramos.
A função daflor é assegurar a reprodução e ser um atrativo polínico. Depois da fertilização do óvulo, o ovário transforma-se num fruto, que contém as sementes que irão dar origem a novas plantas da mesma espécie.

[pic]

As flores são compostas por:
Pedúnculo - é ramo de caule em cuja extremidade a flor se forma.
Receptáculo - extremidade do pedúnculo onde as peças da flor se fixam.
Sépalas - folhasmodificadas, geralmente verdes, cuja função é de proteção. As sépalas fecham botão floral antes que este se abra. Seu conjunto denomina-se cálice.
Pétalas - folhas modificadas, geralmente coloridas, cuja função é proteger os órgãos reprodutores e atrair pássaros ou insetos, que irão transportar os grãos de pólen de uma flor a outra. Seu conjunto forma a corola.
Estames - folhas modificadas quesão os órgãos reprodutores masculinos do vegetal e cuja função é produzir os grãos de pólen. O conjunto dos estames é chamado de androceu.
Carpelos - órgãos reprodutores femininos que formam um ovário onde serão produzidos os óvulos. O conjunto dos carpelos forma o gineceu ou pistilo.
Cotilédones - As primeiras folhas que surgem dos embriões das espermatófitas, irrompendo durante a germinação dassementes.
Verticilos florais - conjunto formado por peças iguais, que são o cálice, a corola, o androceu e o gineceu.






Conforme a sua simetria as flores podem ser classificadas em:
Zigomorfas - com simetria bilateral (Pode ser dividida unicamente em duas partes iguais).
Actinomorfas - com simetria radial (Pode ser dividida em várias partes iguais).
Assimétricas - sem qualquersimetria (Aquela que não pode ser divida em partes iguais, ou seja, não apresenta simetria).

Verticilos protetores
O cálice e a corola são os verticilos protetores das flores e o seu conjunto pode ser chamado de perianto (quando as sépalas e as pétalas são diferentes) ou perigônio (quando as sépalas e as pétalas são iguais em cor e tamanho). Neste último caso as sépalas e as pétalas são chamadas detépalas.
Podem ser aclamídeas ou aperiantadas, quando não possuem cálice nem corola, monoclamídeas quando apresentam apenas cálice ou apenas corola, ou diclamídea é quando têm os dois verticilos, a flor que é diclamídea pode ser heteroclamídea, ou seja, os dois verticilos têm diferenças notáveis, e também pode ser homoclamídea, ou seja, não tem diferenças notáveis entre os verticilos de proteção.Perianto: [pic] Perigônio: [pic]

Número de peças por verticilo:
Flores dímeras - aquelas que têm duas peças por verticilo.
[pic]
Flores trímeras - diz-se da flor organizada com base no número três, ou seis.
[pic]

Flores tetrâmeras - diz-se da flor cujos verticilos se compõem de quatro elementos. [pic]



Flores pentâmeras - diz-se da flor organizada com base nonúmero cinco ou múltiplo.
[pic]

Reprodução
Os verticilos reprodutores são o Androceu e o Gineceu, formados respectivamente por estames e carpelos.
Conforme possuam um ou os dois sexos, as flores podem ser: Monóclinas (hermafroditas) quando possuem os dois sexos, ou Díclinas quando os sexos são encontrados em flores diferentes.

[pic]

Nenhuma flor pode ser considerada hermafrodita.
No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Angiospermas (raiz, caule, flor, folha, fruto, semente)
  • Angiospermas
  • Angiosperma
  • Angiospermas
  • Angiospermas
  • Angiospermas'
  • Angiospermas
  • Angiospermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!