Aneurisma

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2014
 ANEURISMAS SACULARES
Conceito: Um aneurisma é uma dilatação anormal localizada de um vaso sanguíneo ou da parede do coração. Aneurismas saculares são pequenas dilatações esféricas, queocorrem mais frequentemente no cérebro.

Etiologia: Sua etiologia é desconhecida, mas fatores genético, tabagismo e hipertensão são aceitos como fatores predisponentes.

Patogênese: Embora às vezessejam referidas como congênitos, os aneurismas não estão presentes no nascimento, desenvolvem-se sim, com o tempo, por causa de defeito subjacente na média do vaso. Há um risco aumentado de ocorrênciaentre pacientes com certos distúrbios hereditários e com displasia fibromuscular das artérias extracranianas e coartação da aorta.
Alterações Morfológicas:

Macroscópicas: Um aneurisma sacular nãoroto é uma extrusão de paredes finas em um ponto de ramificação arterial ao longo do polígono de Willis ou de um vaso importante logo além. Esses aneurismas apresentam diâmetros de alguns milímetrosaté 2 cm ou 3 cm e têm uma parede translúcida e fina, e uma superfície vermelho-vivo e brilhante. Placas ateromatosas, calcificação ou oclusão trombótica podem ser encontradas na parede ou na luz doaneurisma. A coloração marrom do cérebro e das meninges adjacentes é evidência de hemorragia prévia.

Microscópicas: A parede arterial adjacente ao colo do aneurisma mostra com freqüência algumespessamento da íntima e atenuação gradual da média à medida que ela se aproxima do colo. No colo do aneurisma, a parede muscular e a lâmina elástica da íntima param antes e estão ausentes do sacoaneurismático propriamente dito. O saco é constituído por íntima hialinizada e espessada. A adventícia recobrindo o saco é contínua com a do vaso parental.http://patologiadeorgaosesistemas.blogspot.com.br/2010/09/aneurismas-saculares.html




Alterações Funcionais: Aumentos agudos na pressão intacraniana podem causar ruptura de um aneurisma (apesar deles poderem se romper a qualquer momento). O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aneurisma
  • aneurisma
  • Aneurisma
  • Aneurisma
  • ANEURISMA
  • aneurisma
  • Aneurisma
  • Aneurisma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!