Andressa Monteiro Resenha Ne mesis Alterac o es

Páginas: 4 (949 palavras) Publicado: 24 de julho de 2015
O hospedeiro da culpa
 
Em seu último romance publicado, Philip Roth atribui vitimismo à justiça divina.
 
A poliomielite esteve presente por muito tempo, contaminando silenciosa e globalmente umnúmero inestimável de crianças e adultos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja 20 milhões de pessoas que venceram a pólio, além de 12 milhões em todo o mundo com algumgrau de limitação física causada pela doença. 
 
Grandes epidemias aconteceram na Europa e nos Estados Unidos até o final do século XIX. Foram conduzidas mudanças importantes na medicina, nafisioterapia e na arrecadação de fundos filantrópicos. Os sobreviventes da pólio colaboraram com o progresso de movimentos pelos direitos de deficientes, em campanhas civis e sociais. 

Na ficção, Eugene“Bucky” Cantor, principal personagem do livro “Nêmesis”, de Philip Roth, lançado no Brasil em setembro de 2011 (tradução de Jorio Dauster, Companhia das Letras, 200 páginas), passa pelo mesmo problema com adoença: aos 23 anos de idade, é um professor de educação física e inspetor de uma escola judaica de Newark, nos Estados Unidos, que tem sua vida transformada quando vários alunos do colégio contraempoliomielite, em 1944.
À medida que mais casos eram descobertos, a população da cidade ficava extremamente temerosa, já que a fonte do contágio era misteriosa e anônima. Portanto, toda e qualquer forma deinteração física era motivo para suspeitas.
Por ver grande parte dos estudantes à sua volta doentes, Bucky carregava um sentimento de culpa e de medo perante à doença, com temor de contraí-la ou,pior ainda, de passá-la aos seus alunos - já que deixava bem claro que eles não parassem de praticar exercícios físicos mesmo com a epidemia presente.
Seu avô, um judeu imigrante polonês, era um homemrigoroso e fiel aos princípios de masculinidade, força corporal, tenacidade, determinação e integridade moral. Ele “ensinara o neto a se afirmar como homem e judeu”. Como uma batalha a ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IMPRESS ES DE UM NE FITO
  • RESENHA MONTEIRO
  • As Tradu Es De Monteiro Lobato
  • QUEST ES PROCESSO PENAL Andressa
  • Resenha Negrinha Monteiro Lobato
  • Resenha O Reino Encantado de Monteiro Lobato
  • Resenha do livro Negrinha de Monteiro Lobato
  • Resenha a chave perdida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!