ANCORAGEM DOS AÇOS CA NO CONCRETO

2876 palavras 12 páginas
1. INTRODUÇÃO

A ancoragem esta cada vez mais presente no dia a dia de um engenheiro seja ele civil, mecânico, elétrico ou até mesmo o hidráulico. Através da ancoragem podem-se obter o aumento da produtividade, diminuição dos custos de uma obra, além de facilitar os serviços a serem executados.

Com o surgimento das ancoragens problemas com o tempo de produtividade e necessidade de mão de obra especializada diminuíram radicalmente. Atualmente o tempo de execução desse tipo de serviço é bem menor do que comparado com o sistema tradicional, pode-se ter as seguintes vantagens:

• Ganhar produtividade, pelo simples fato de não ter que quebrar a peça de concreto e sim perfurá-la;
• A mão de obra necessita ser qualificada;
• A verificação pelo engenheiro responsável pela execução da obra se torna mais rápida e mais fácil;
• O custo final da obra se torna bastante inferior comparado ao custo com o uso de sistema tradicional, devido à redução de gasto quando se diz em questão da mão de obra.

A ancoragem das armaduras usadas em concreto armado pode ser feita pela própria extensão do comprimento da barra ou fio, podendo-se usar ganchos nas extremidades das barras. Em casos excepcionais, quando não há espaço para realizar a ancoragem por aderência, pode-se recorrer a dispositivos especiais de ancoragem que podem ser uma ou mais barras transversais soldadas, insertos metálicos de diversos tipos como chapas metálicas. Mas tanto pela praticidade quanto por razões econômicas prefere-se priorizar a ancoragem por aderência.

2. AÇOS PARA CONCRETO ARMADO

2.1. GENERALIDADES

Nas estruturas de concreto armado, as barras ou fios de aço da armadura são convenientemente posicionados no interior dos elementos estruturais de modo a absorver esforços específicos como, por exemplo, nas regiões tracionadas de vigas e lajes. Nos elementos comprimidos como os pilares, as aderências existentes entre o aço e o concreto permitem o trabalho conjunto dos dois materiais

Relacionados

  • Apostila CPC Comentado
    128088 palavras | 513 páginas
  • O homem e seus simbolos
    135278 palavras | 542 páginas