anatomis dos rins

296 palavras 2 páginas
Resumo Anatomia e Funções dos Rins
Aluna: Fabiana Melo de Souza
Matricula: 13211723

Anatomia dos Rins
O Rim é o principal órgão que compõe o sistema excretor, responsáveis por filtrarem dejetos presentes no sangue e excretá-los juntamente com água. Os rins ficam localizados na região posterior do abdômen, atrás do peritônio, sendo por isso, chamados de órgãos Retroperitoniais, existe um Rim em cada lado da coluna ,sendo que o direito está localizado logo abaixo do fígado e o esquerdo abaixo do baço, acima de cada um dos Rins encontra-se a glândula Adrenal ou Supra-renal.

O Rim possui formato de feijão, com uma borda convexa e outra côncava, na qual se encontra o Hilo, de onde sai e entram o Ureter, os Nervos e Vasos Sanguíneos. O Hilo possui também dois ou três cálices, que se reúne para originar a Pélvis Renal, parte superior dilatada do Ureter. O Rim é formado por uma cápsula, de tecido conjuntivo denso, por uma zona cortical (camada mais externa e pálida) e por uma zona medular (zona mais interna e escura).

Função dos Rins:

Expulsar do organismo substâncias tóxicas provenientes do metabolismo, como uréia e creatinina.
Manter o equilíbrio de eletrólitos no organismo,
Regular o equilíbrio ácido-básico, mantendo o pH sanguíneo constante.
Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal, retirando do corpo o excesso de líquido.
Eliminação de substâncias exógenas, como fármacos.
Síntese de hormônios, como eritropoetina, cininas e prostaglandinas.
Modificar a forma da vitamina D que alcança o Rim, após ocorrida a conversão em uma forma possível de ser transportada na corrente sanguínea.
Produção de urina para desempenhar suas funções de excreção.

Relacionados