Anatomia

Páginas: 3 (576 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Articulações
Articulação é a união de duas ou mais pecas ósseas ou cartilaginosas, por meio de feixes fibrosos ou fibro-cartilaginosos, apresentando ou não movimentos, esses movimentos podem seramplos ou limitados e podem combinar para fazer outros movimentos.
As articulações podem ser divididas e classificadas conforme sua estrutura e mobilidade:
- Sinartroses (Fibrosas)
As Sinartroses ouFibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso, conhecido como ligamento satural. Essas articulações são divididas em: Suturas, Sindesmoses eGonfoses.
Nas Suturas as extremidades dos ossos têm interdigitacoes ou sulcos, que os mantem firmemente ligados. As fibras de conexão preenchem um pequeno espaço entre os ossos. Esse tipo de articulaçãoé encontrado somente entre os ossos planos do crânio. A sindesmose, o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio, apresentam-se na radio-ulnar e tíbio-fibular.Já as gonfoses são articulações fibrosas especializada na fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilares.
- Anfiartroses (Cartilaginosas)
Nas articulações Cartilaginosas asuperfície contigua dos ossos são unidos por amplos discos planos de cartilagem, de estruturas que variam de complexidade. Possuem movimentos limitados e são divididas em Sincondroses e Sínfises.
NasSincondroses os ossos estão unidos por uma cartilagem hialina. Esse tipo de articulação são achadas entre a epífise e a diáfise dos ossos longos, entre o occipital e o esfenoide. As articulações entre asdez primeiras costelas e as cartilagens costais também são Sincondroses, porem permanentes. Já, as superfícies articulares dos ossos ligadas por Sínfises estão cobertos por uma cartilagem hialina.Entre os ossos da articulação ha um disco fibrocartilaginoso é uma característica da Sínfise. Outros exemplos são as articulações entre os corpos vertebrais, a púbica, manúbrio-esternal e sacrais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!