anatomia

Páginas: 5 (1094 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
SITEMA TEGUMENTAR
1) Quais as funções da epiderme?
R: Proteção contra agressores externos, como também para radiação UV, pigmentação e renovação celular é um manto protetor contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
2) Quais são as camadas da epiderme?
R: Estrato germinativo, estrato espinhoso, estrato granuloso, estrato lúcido e estratocórneo. Nas palmas das mãos e nas plantas dos pés temos mais uma camada chamada lúcida.
3) Como se dá o processo de queratinização?
R Estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteínaresponsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.
4) O que é melanina? E como ela é produzida?
R: Melanina é que da a tonalidade da pele. Os melanócitos produzem a melanina contidas no melanossomos . O mecanismo de produção ocorre por ação enzimática(tirosinase).
5) Pelo que é responsável a camada germinativa?
R: Pela renovação das células.
6) Quais são as funções da derme?
R: Nutrição, sensibilidade, termo regulação e hidratação.
7) O que são fibras de colágeno e elastina?
R: Colágeno: fornece resistência- firmeza e o preenchimento da pele (volume);
Elastina: fornece a elasticidade para a pele
Ambos são proteínas da pele.
8) Como ocorre oprocesso de permeabilidade de produtos na pele?
R: Para que haja absorção, a substância precisa possuir características hidrofílicas (afinidade com água) e lipofílicas (afinidade com óleo).
9) Descreva as funções:
A) Glândulas sudoríparas: Elimina o suor e resfria o corpo.
B) Glândulas sebácea: Produz sebo e essa camada oleosa produz hidratação.
C) Folículo piloso: Produz pelo para proteger apele.
D) Receptores encapsulados: frio, calor, tato e pressão, tato e pressão; e os livres: terminação nervosa livre dor.
E) Artérias: promove nutrição e Veias: removem toxinas.
10) Dê que dois modos a pele ajuda a regular a temperatura corporal?
R: Primeiro, ele eleva o fluxo de sangue próximo à superfície da pele. A aparência “avermelhada” de uma pessoa é resultado da dilatação dos vasossanguíneos e do fluxo subcutâneo de sangue
Segundo, o hipotálamo estimula a secreção de suor pelas glândulas sudoríferas, o que aumenta o resfriamento por evaporação do próprio suor
11) Dê que maneira a pele funciona como uma barreira protetora?
R: . Esta barreira de proteção vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial – como um manto protetor.
12) O queé Acrômia hereditária e adquirida e Hipercromia hereditária e adquirida?
R: Acrômia: ausência de pigmentação. O albinismo é uma condição genética na qual há uma ausência de melanina nos tecidos, isto é, os olhos, o cabelo, e a pele são os mais afetados. Adquirida: O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre perda da cor marrom (pigmento) em certas áreas da pele resultando em manchas brancasirregulares que possuem a mesma textura da pele normal.
Hipercromia: excesso de pigmentação. Efélides é o nome técnico que se dá as sardas. Também causadas pelo aumento da melanina, no entanto, existe uma tendência familiar e surge principalmente nas pessoas de pele muito clara. Com a exposição solar, as efélides tendem a escurecer mais. Adquirida: O melasma popularmente como uma mancha escura, quepode aparecer, principalmente no rosto, porém também em pescoço, tronco e membros superiores. Quando estas manchas aparecem no período gestacional (decorrente de alterações hormonais desta fase) chamamos de cloasm. Lêntigo senil: localizam-se habitualmente nas mãos, braços e face e decorrem da exposição durante anos ao sol.
13) Descreva sobre a doença da acne.
R: A acne começa quando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!