Anatomia

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

As glândulas adrenais ou supra-renais, localizadas uma sobre cada rim, , são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos. Um deles forma a parte externa da glândula, o córtex,enquanto o outro forma a sua porção mais interna, a medula.

O córtex adrenal  secreta os corticosteróides, que são os hormônios sintetizados a partir do colesterol esteróide.
Os mineralocorticóides,glicocaticóides e os andrógêneos são os principais hormônios adrenocorticais secretados pelo córtex adrenal.
O córtex adrenal é composto de três camadas:
Zona glomerulosa – essa camada é composta decélulas que secretam aldoterona;
Zona fasciculada e Zona reticulada– essa camada é a mais larga e secreta os glicocorticóides cortisol e costicosterona, e uma pequena quantidade de andrógenos eestrogênios e alguns glicocórticoides.
Todos os hormônios esteróides humanos são sintetizados a partir do colesterol. A aldosterona e o cortisol são respectivamente o mineralocorticoide e oglicocorticóide mais importantes.
O cortisol tem uma meia vida de 60 a 90 minutos devido ao alto grau de ligação à proteínas plasmáticas que reduz a velocidade de eliminação do glicocorticóide do plasma. Já aaldosterona possui uma meia vida relativamente curta, pois apenas 60% se liga as proteínas plasmáticas e 40% estão aproximadamente 20 minutos. Os hormônios são transportados através de fluido docompartimento extra celular, tanto na forma livre commo na combinada.
Os mineralocorticais são importantes para o equilíbrio na concentração de íons de potássio, sódio e cloreto no liquido extracelular esangue. Esse equilíbrio pode evitar que acarrete um debito cardíaco e que progrida para um choque, seguido pelo óbito.
Os glicocórticoides podem causar estresse físico ou mental, doenças leves, como umainfecção do trato respiratório, que poderão levar à morte.
Os andrógenos adrenais, que incluem diversos hormônios sexuais masculinos, são continuamente secretados pelo córtex adrenal, especialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia
  • Anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!