Anatomia Do Cerebro Mariele Terminado

2297 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O cérebro é a parte do Sistema nervoso central que fica dentro do crânio. É a parte mais desenvolvida e a mais volumosa do encéfalo, veremos que o mesmo pesa aproximadamente 1,3 kg, apenas 2% do peso do corpo, no entanto recebe cerca de 25% do sangue, que é bombeado pelo coração. Com o aspecto semelhante ao miolo de uma noz, sua massa de tecido cinza-rósea apresenta duas substâncias diferentes, sendo uma branca, na região central, e uma cinzenta, da qual se forma o córtex cerebral.
O cérebro é o centro de controle do movimento, do sono, da fome, da sede e de quase todas as atividades vitais necessárias à sobrevivência. Todas as emoções, como o amor, o ódio, o medo, a ira, a alegria e a tristeza, também são controladas pelo cérebro. Ele está encarregado ainda de receber e interpretar os inúmeros sinais enviados pelo organismo e pelo exterior (OLIVEIRA, 2012).

DESENVOLVIMENTO
TELENCÉFALO
Representando a maior porção do encéfalo está o telencéfalo, incluindo o diencéfalo. Tal estrutura é formada por dois hemisférios, esquerdo e direito. Porém os hemisférios estão incompletamente separados pela fissura longitudinal e pelo corpo caloso que liga um ao outro através de 20 milhões de fibras nervosas. A substância cinzenta se subdivide entre interna, onde ficam os núcleos basais e em externa onde fica a córtex, que é a área funcional (MORAES, 2009, p. 66).
TRONCO ENCEFÁLICO
O tronco encefálico insere-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se ventralmente ao cerebelo, isto é, prende-se a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente. A substância branca do tronco encefálico inclui tratos que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e também as provenientes dele. Dispersas na substância branca do tronco encefálico encontram-se massas de substância cinzenta denominadas núcleos que exercem efeitos intensos sobre funções como a pressão sanguínea e a respiração (GONÇALVES, 2009).
Na sua composição estão corpos de

Relacionados