Anatomia BennyDocWord

Páginas: 6 (1466 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
Índice
Introdução 2
A simbiose entre o sistema nervoso e do sistema endócrino 3
Organização do sistema nervoso e do sistema endócrino 4
Função do sistema nervoso e sistema endócrino no desporto ou na pratica desportiva 7
Glândulas endócrinas e os respectivos hormônios 8
Glândula Hipófise 10
Conclusão 11
Bibliografia 12



















Introdução
Neste presente trabalho das Cadeira deAnatomia irei abordar sobre os seguintes temas:
A simbiose entre o sistema nervoso e do sistema endócrino, organização do sistema nervoso e do sistema endócrino, sobre as glândulas endócrinas e suas respectivas hormonas, a função do sistema nervoso e sistema endócrino no desporto ou na pratica desportiva, e por fim irei falar sobre a glândula hipófise.



























1. A simbiose entre osistema nervoso e do sistema endócrino
Os sistemas endócrinos e nervoso actuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza electroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormónios. São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outrosórgãos, denominados órgãos-alvo.
Depois que um hormônio é liberado na corrente sanguínea, não há como apressar sua remoção; ele continua agindo enquanto estiver circulando.
Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente, o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecerao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.



1.1 Organização do sistema nervoso e do sistema endócrino
Sistema endócrino

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.[1] , que são despejados nacirculação diferentemente das secreções produzidas pela Glândula exócrina.
Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.[1] Dessa forma, o sistema endócrinoem conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.[2]
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireoide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo
Sistema Nervoso organização
O sistema nervoso é um sistema único e integrado, mas por conveniência de estudo, édividido em duas partes principais: o sistema nervoso central, constituído pelo cérebro e medula espinal, ocupa a cavidade dorsal, atua como integrador e centro de comando de todo o sistema nervoso, interpreta a informação sensorial recebida e emite respostas baseadas na experiência passada, reflexos e condições existentes; o sistema nervoso periférico, que não faz parte do sistema nervoso central,e é constituído fundamentalmente pelos nervos que têm origem no cérebro e na medula espinal.
Os nervos espinais transportam os impulsos para e da medula espinal. Os nervos cranianos transportam os impulsos para e do encéfalo. Estes nervos periféricos permitem a comunicação ligando todas as partes do corpo ao sistema nervoso central.
Os corpos celulares da maioria dos neurônios estão no encéfaloou na medula espinhal, regiões que formam o sistema nervoso central. As demais partes do sistema nervoso - gânglios nervosos (encontrados junto da coluna vertebral ou nos órgãos) e os nervos - constituem o sistema nervoso periférico.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico.

 
 
O cérebro participa de uma série de actividades, com a interpretação das informações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • Anatomia
  • anatomia
  • anatomia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!