Anarquismo e liberalismo

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014




INDIVIDUALISMO, LIBERALISMO E ANARQUISMO

O individualismo, teoria surgida no século XIX, considera que sociedade nada mais é do que a soma de individualidades, sem que se cogite da interação e da colaboração entre seus membros. O cerne da doutrina do individualismo é a defesa de que os direitos individuais devem ser preservados e protegidos pelo Estado. O individualismo é uma forma deliberalismo. 

Tanto o liberalismo quanto o anarquismo defendem a preservação da liberdade individual diante das pressões sociais. Para o liberalismo o Estado não deve intervir nas relações intersubjetivas, respeitando as vontades individuais. O poder estatal é limitado. 

O anarquismo prega a liberdade da organização humana em grupos, por acreditar que os homens são essencialmente bons esociáveis e não precisam do Estado. Em sentido oposto encontramos a teoria do coletivismo, que afirma a despersonalização do indivíduo para dar origem à comunidade, não se falando em direitos da pessoa, visto que esta só existiria em função da sociedade. Nenhuma dessas teorias se sustenta, pois tem visões limitadas e idealistas que não se apoiam na realidade humana. 

O ser humano não pode viveregoisticamente. As diferenças individuais são complementares. É a relação de troca entre os seres humanos que possibilita a realização de desejos, o suprimento de necessidade, a sobrevivência e um viver digno, material e psicoemocional.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/direito/artigos/32246/individualismo-liberalismo-e-anarquismo#ixzz3DaNd9ljT

O que é o Liberalismo?O liberalismo é uma corrente política que abrange diversas ideologias históricas e presentes, que proclama como devendo ser o único objectivo do governo a preservação da liberdade individual. Tipicamente, o liberalismo favorece também o direito à discordância dos credos ortodoxos e das autoridades estabelecidas em termos políticos ou religiosos. Neste aspecto é o oposto do conservadorismo.
Apalavra "liberal" deriva do Latino "liber" ("livre") e os liberais, de todas as correntes, tendem a ver-se a si mesmos como os amigos da liberdade, particularmente liberdade relativamente às amarras da tradição. As origens do liberalismo na era do Iluminismo colocam esta filosofia em contraste com o feudalismo e o mercantilismo. Posteriormente, à medida que filosofias mais radicais se articulavam nodecurso da Revolução Francesa e através do século XIX, o liberalismo definiu-se também em contraste com o socialismo e o comunismo, se bem que alguns aderentes do liberalismo (os liberais sociais) simpatizem com alguns dos objectivos e métodos da democracia social.
A classificação do liberalismo de uma forma consistente é complicada, pela tendência da facção dominante do liberalismo, numadeterminada região, referir-se a si mesma simplesmente como "liberalismo" e rejeitar esta identificação a outras facções minoritárias. Dado que a palavra "liberalismo" varia desde ser um elogio em algumas partes do globo a ser usada como uma forma de agressão verbal noutras, as conotações da palavra nas várias línguas podem ser tremendamente diferentes.
No entanto, uma excelente definição é a deFernando Pessoa, que definiu o liberalismo como:
a doutrina que mantém que o indivíduo tem o direito de pensar o que quiser, de exprimir o que pensa como quiser, e de pôr em prática o que pensa como quiser, desde que essa expressão ou essa prática não infrinja directamente a igual liberdade de qualquer outro indivíduo.
Quanto ao Liberalismo Social, a definição oficial adoptada pelo Movimento LiberalSocial é:
O Liberalismo Social, tal como outras formas de Liberalismo, vê a liberdade individual como um objectivo central - mas defende que a falta de oportunidades económicas, educação, saúde, etc., podem ser tão prejudiciais para a liberdade como um Estado opressor. Derivado disto, os liberais sociais estão entre os mais fortes defensores dos direitos humanos e das liberdades civis, combinando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Anarquismo e Liberalismo
  • Socialismo, Anarquismo, Liberalismo e DSI
  • liberalismo, socialismo e anarquismo
  • Anarquismo, Socialismo e Liberalismo
  • Teorias do Estado , Socialismo , Anarquismo e liberalismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!