Anarquismo, Socialismo e Liberalismo

Páginas: 9 (2004 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014
Anarquismo
Características:
Anarquismo pode ser definido como uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.

O anarquismo é contrário a existência de governo, polícia,casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.

Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma degoverno baseada na autogestão.

O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon.

O Anarquismo no mundo:

Por mais que os princípios anarquistas sejam defendidos pelos seus seguidores como uma solução às atuais desigualdades sócio-econômicas atuais, essa doutrina nunca entrou realmente em vigor, apesarde haver muitos países com movimentos anarquistas, geralmente representado por jovens, como resposta a uma política nefasta.

Aspectos positivos do anarquismo:

+ Sendo uma sociedade sem governantes, não há tanta desigualdade social e com isso, alcançar-se-ia uma sociedade justa;
+ Dentro dos conceitos anarquistas incluem-se a defesa de uma sociedade anti-racismo e, sendo a liberdade uma dasbases do anarquismo, logo homossexuais também teriam essa liberdade.

Aspectos negativos do anarquismo:

- O anarquismo tem também como base o humanismo, ou seja, a crença de que o ser humano seria naturalmente capaz de se auto-organizar, através da conscientização e aceitação de sua essência humana, idéias antes suprimidas pelo Estado, alcançariam a tão defendida liberdade; tal idéia é,novamente, apenas uma filosofia, tendo em vista que eventualmente haverá um individuo que se recuse a viver sob os mesmos parâmetros que o restante da sociedade, possivelmente formando pequenos grupos, tornando-se perigoso justamente por não ter a moral do anarquismo.
- O anarquismo tem, ainda, como fundamento a idéia de apoio mútuo na sociedade. O ser humano seria naturalmente solidário, nãoexistindo então fronteiras entre países que pudessem debilitar essa solidariedade; o que nem de longe chega a acontecer. Sabemos que o ser humano é naturalmente egoísta, e, tendo uma chance de se beneficiar do próximo sob a ausência de um Estado para “vigiá-lo”, provavelmente, o faria.

Sobre a inviabilidade do Anarquismo:
Como já dito anteriormente, apesar da doutrina do anarquismo ser objeto deinúmeras discussões e reflexões, e dar a muitos a esperança de uma solução para os problemas do mundo atual, tal idéia é utópica. A implantação do anarquismo numa sociedade capitalista seria um choque muito grande, por isso acredito que a implantação do socialismo seria a melhor alternativa (sobre a qual falarei a seguir). Até mesmo entre os animais há uma hierarquia, como no caso das abelhas eformigas, que têm cada uma um papel na sociedade, trabalhando primeiramente para a comunidade e depois para o seu bem.
De um jeito ou de outro, sempre existirá alguma forma de organização, por mais que se tente suprimir o Estado, e sempre haverá leis, mesmo que estas sejam sobre a ausência delas, o que se torna paradoxal.

Socialismo

Características:

Diferentemente do que ocorre no capitalismo,onde as desigualdades sociais são imensas, o socialismo é um modo de organização social no qual existe uma distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, com a finalidade de proporcionar a todos um modo de vida mais justo.

Sabe-se que as desigualdades sociais já faziam com que os filósofos pensassem num meio de vida onde as pessoas tivessem situações de igualdade, tanto em seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liberalismo, socialismo e anarquismo
  • Teorias do Estado , Socialismo , Anarquismo e liberalismo
  • Socialismo e Anarquismo
  • Anarquismo e Socialismo
  • Liberalismo e o anarquismo
  • Anarquismo e liberalismo
  • Socialismo e Anarquismo
  • Anarquismo e Liberalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!