Analises2013

Páginas: 20 (4754 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
HEMOGRAMA COMPLETO
SANGUE TOTALAutomação Sysmex XE 2100





















1. Sinonímia:
Hemograma. Mnemônico: HEM
2. Aplicabilidade:
Bioquímicos e auxiliares de laboratório do setor de hematologia do LAC-HNSC.
3. Aplicação clínica:
Exame laboratorial de rotina para avaliação quantitativa e qualitativa dos elementos figurados do sangue. Sofre alteraçõessignificativas tanto nas doenças hematológicas quanto em doenças das mais variadas patogêneses, tendo, por isso, grande valor preditivo e diagnóstico.
É composto pelos seguintes parâmetros: Contagem de eritrócitos, dosagem de hemoglobina, determinação do hematócrito, volume corpuscular médio (VCM), hemoglobina corpuscular média (HCM), concentração hemoglobínica corpuscular média (CHCM) e amplitude dedistribuição dos eritrócitos (RDW) que compõem o eritrograma; contagem de leucócitos e fórmula leucocitária que compõem o leucograma.
4. Principio do teste:
O hemograma é realizado em equipamentos de automação total (Sysmex XE 2100) com reavaliação microscópica.
O funcionamento e medidas realizadas baseiam-se na citometria de fluxo usando semicondutor laser, foco hidrodinâmico, impedânciaelétrica, SLS-método de detecção da hemoglobina (absorção espectrofotométrica), rádio freqüência, difusão direta e fluorescência direta.
5. Amostra:

5.1 Preparo do paciente:
Sempre observar as orientações do médico assistente.
Apenas evitar colheitas de material após exercício físico (causa leucocitose) e nas duas horas que sucedem refeições fartas e ricas em gordura. As diferenças nas contagens dorepouso à deambulação (aumento de 2 a 5% na hematimetria) e da manhã para a tarde (aumento na contagem de leucócitos), não apresentam significação clínica. Sempre observar as orientações do médico assistente. Vide POP-L4 – Coleta.
5.2 Tipo de amostra:
Sangue total anticoagulado com EDTA K3 ou K2 (pó ou solução) na concentração final de 1,5 a 2,2 mg/ml.
5.3 Colheita:
Observar as precauçõesuniversais para punção venosa. A colheita pode ser realizada a qualquer hora, observando as recomendações do médico assistente. Utilizar uma das veias da fossa antecubital (basílica, cubital média, cefálica ou cefálica acessória). Usar seringa ou tubo a vácuo. Tubos a vácuo contendo EDTA K3 (frascos de tampa roxa) com volume de aspiração preconizado (pediatria: 2,0ml; adultos: 3,0 a 4,5ml).
5.4Preservação e transporte:
Transportar o material colhido a temperatura ambiente e dentro das normas de segurança legais. A amostra deve ser encaminhada ao laboratório o mais rápido possível, sendo ideal a realização do exame dentro de 6h após a colheita.
5.5 Identificação da amostra:
Etiqueta com código de barras gerada pelo sistema de gerenciamento de dados do LAC (Sistema Esmeralda). A etiquetadeve ser posicionada nos fracos de colheita a partir da tampa para o fundo em linha reta de forma que o código de barras fique visível e alinhado, sem enrugamentos.
5.6 Estabilidade e armazenamento:
A estabilidade da amostra colhida com EDTA K3 ou K2 é de 8h à temperatura ambiente e de 24h se refrigerada (2 a 8°C). Amostras podem ser utilizadas, para confirmação de resultados, até 48h após acolheita desde que mantidas sob refrigeração (2 a 8°C). As amostras são armazenadas em geladeira (número de patrimônio: 10939) por 48h após a realização do hemograma para confirmação de resultados, se assim solicitado.
5.7 Amostras Inadequadas:
Colhidas em frascos errados, mal identificadas, congeladas, coaguladas e em volume inadequado ao tubo usado.
6. Reagentes e materiais:
Corantes:
Soluçãode corante May-Grünwald-Giemsa.
Corante panótico rápido.
Reagentes para automação:
Cellpack – Solução de diluição: impedância e processo óptico (bombonas de 20 l),
Cellsheath – Solução de fluxo duplo: focagem hidrodinâmica (bombonas de 20 l),
Stromatolyser FB – Lise neutrófilos/basófilos: impedância e processo óptico (frasco de 5 l),
Stromatolyser 4DL – Lise eritrócitos: impedância e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!