Analise Triste Fim de Policampo Quaresma

4490 palavras 18 páginas
1. Narrador

É feito em terceira pessoa, narrado onisciente. O seu foco é observador.

“Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa ás quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia...” (pg.5)

“O jogo continuava silenciosamente e a noite avançava. No fim das mãos fazia-se um breve comentário ou outro...” (pg.40)

2. Personagens Principais

Policarpo Quaresma – o protagonista, sua característica é o nacionalismo exagerado. Ele vestia-se sempre de Fraque. Usava óculos e andava sempre olhando para o chão. Era um homem sem muita ambição, queria apena conforto e viver bem. Tinha caráter forte e era um homem decidido. Vivia com sua irmã Adelaide.

“um homem pequeno, magro, que usava pincenez, olhava sempre baixo, mas, quando fitava alguém ou alguma cousa, os seus olhos tomavam, por detrás das lentes, um forte brilho de penetração, e era como se ele quisesse ir à alma da pessoa”

“e era raro que não se cobrisse com uma cartola de abas curtas e muito alta, feita segundo um figurino antigo”.

Adelaide – mulher bonita, irmã de Policarpo.

“Dona Adelaide, a irmã de Quaresma, tinha uns quatro anos mais que ele. Era uma bela velha, com um corpo médio, uma tez que começava a adquirir aquela pátina da grande velhice, uma espessa cabeleira já inteiramente amarelada e um olhar tranqüilo, calmo e doce. Fria, sem imaginação, de inteligência lúcida e positiva, em tudo formava um grande contraste com o irmão.”(pg.106)

Vicente Coleoni – grande amigo do Policarpo. Era eternamente agradecido ao Policarpo por lhe ter emprestado dinheiro uma vez e lhe tirado da grande dificuldade que se encontrava.

“Coleoni era o procurador do major, mas não sendo entendido em cousas oficiais,” (pg.61)

“Rico com os lucros das empreitadas de construções de prédios, viúvo, o antigo quitandeiro retirara-se dos negócios e vivia sossegado na ampla casa que ele mesmo edificar” (pg.46)

Olga – Uma mulher forte,

Relacionados