Analise sociologica do filme s1m0ne

361 palavras 2 páginas
O cinema exerce um papel de grande importância na comunicação das sociedades. Fazendo parte da mass media, além de ser um mecanismo de lazer, esse produto da indústria cultural (assim como todo conteúdo midiático) atua também como formador de opinião, por possuir certo poder de manipulação.
O diretor do filme S1m0ne, Andrew Niccol, já traz em sua marca cinematográfica um interesse em observar os desatinos da sociedade. É possível perceber isso em Show de Truman e Gattac. A temática do filme circula principalmente sobre a mídia, tecnologia e os seus impactos sociais.
Simone encanta multidões em sua estreia. Todos desejam saber mais sobre a atriz, e sua reclusão para com a imprensa, instiga a curiosidade das pessoas. Depois de um tempo, Viktor Taransky percebe a importância de expor Simone além dos seus filmes. Ele passa a forjar entrevistas online, outdoors e até mesmo um flagra em um hotel. A partir disso, Viktor percebe o poder que possuía em suas mãos, o poder da mídia sobre as pessoas. Todas as suas “aparições” causam um grande impacto fazendo com que todos a ame e cobice. Milhares de pessoas ficam obcecadas por essa pessoa.
Durante todo o tempo Taransky mantém o foco no retorno do público (ou seja, há uma grande preocupação com o receptor), tentando prever a reação geral sobre as coisas que Simone fazia. Isso fica claro desde a cena da sua primeira entrevista ao vivo, até quando todo esse sucesso passa a influenciar negativamente na vida do produtor e ele procura mostrar uma imagem totalmente depreciativa da atriz, a tornando polêmica nas suas opiniões, para que todos aqueles que a admiravam, mudassem seus pontos de vista e passassem a desgostar da sua personalidade (o que não aconteceu).
O filme traz uma crítica à maneira com que as mídias atuais tratam os participantes do meio artístico, de modo que as atenções ficam todas voltadas para a vida pessoal de Simone e não para sua bagagem cultural e artística. Isso fica evidente nas cenas mostrando as

Relacionados