Analise sobre sistemas inteligentes
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA DE SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA
ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA
PROFESSOR ALEXANDRE CIDRAL
Projeto Integrador
Joinville – SC
2012
ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA
UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA DESISTEMAS ESPECIALISTAS PARA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA
Projeto da Disciplina de Projeto Integrador apresentado ao curso de Sistemas de Informação da Universidade da Região de Joinville – Univille – como requisito parcial para obtenção de grau de Bacharel em Sistemas de Informação sob orientação do professor Alexandre Cidral.
Joinville – SC
2012
SUMÁRIO
1 –TITULO 4
UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA DE SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA 4
2 - TEMA 5
3 - PROBLEMA 6
4 - HIPÓTESE 7
5 - OBJETIVO GERAL 8
6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
7 - JUSTIFICATIVA 10
8 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 11
8.1 – Ontologias 12
8.2 – Sistemas Especialistas 12
8.2.1 – Motor de inferência 13
8.2.1.1 – Modo de raciocínio 13
8.2.1.2 – Estratégia de busca 138.2.1.3 – Resolução de conflito 14
8.2.1.4 – Representação de incerteza 14
8.3 – Sistemas multiagentes 14
8.4 – Ferramenta de desenvolvimento da arquitetura 15
8.5 – Indicadores 15
9 – LEVANTAMENTO DE REQUISITOS 15
10 – QUESTIONÁRIO 16
REFERENCIAS 17
10.1 – Figura questionário 18
1 – TITULO
UMA PROPOSTA DE ARQUITETURA DE SISTEMAS ESPECIALISTAS PARA MELHORIADA MOBILIDADE URBANA
2 - TEMA
A inteligência artificial permite viabilizar a arquitetura de programas em blocos distintos, onde cada bloco ou parte do todo representa uma etapa independente e identificável na busca pela solução do problema ou de um conjunto de problemas. Cada parte do programa pode ser comparada a uma informaçãoarmazenada na mente humana. Se aquela informação é contestada, a mente pode de forma automática ajustar seu pensamento para acomodar um novo conjunto de fatos, não sendo necessário o trabalho de reconsiderar cada informação que já se aprendeu, mas apenas as partes que são relevantes para aquela mudança.
A inteligência artificial, realmente permite que o computador pense. Simplificando a maneira comoos programas são formados, A inteligência artificial imita o processo básico do aprendizado humano por meio do qual as novas informações são absorvidas e se tornam disponíveis para referencias futuras.
Como inteligência artificial é uma ciência cujas raízes estão no processo do pensamento do ser humano, um exame de como as pessoas pensam é essencial. A inteligência humana é uma função complexa eque estamos apenas no começo de seu entendimento, mas sabe-se o bastante para podermos levantar certas suposições sobre como a mente humana pensa e aplicá-las a projetos de inteligência artificial.
Dentro do conceito de inteligência artificial, há ainda subáreas, e neste projeto em especial, focaremos na área de sistemas especialistas, tendo vista ser o modelo que melhor se aplica a construção deuma arquitetura que vise possibilitar melhorais na mobilidade urbana, com base na análise de dados coletados em vias de centros urbanos, uma vez que sistemas especialistas são assim identificados por serem sistemas construídos para uma área muito específica, e que requerem a experiência de especialistas humanos, capazes de emitir decisões apoiadas em conhecimentos justificados a partir de umabase de informação. Um sistema especialista deve, além de inferir decisões, ter capacidade de adquirir novos conhecimentos e, desse modo, melhorar o seu desempenho de raciocínio. Tendo como ponto de partida sistemas multiagentes, onde os agentes envolvidos se utilizam de sistemas especialistas para realizar tarefas inteligentes será proposto uma arquitetura para controle e melhoria de tráfego...
Por favor, assinar para o acesso.