analise sensoria de bolos com uso de amaranto

3022 palavras 13 páginas
ANÁLISE SENSORIAL DE BOLOS SIMPLES AMANTEIGADOS COM ADIÇÃO DE AMARANTO ORGÂNICO EM FLOCOS Marcos Antônio Barbosa da Silva
RESUMO

O Amaranto (Amaranthus ssp) é um pseudocereal da classe das monocotiledôneas, de elevado valor nutricional que vem sendo utilizado na elaboração de massas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar sensorialmente a aceitabilidade de bolos simples amanteigados produzidos com diferentes formulações de farinha de trigo e amaranto orgânico em flocos. Foram realizados testes sensoriais afetivos de escala do ideal para os atributos sabor e textura e escala hedônica para os atributos aparência, aroma, sabor e textura. Os resultados para todos os atributos indicaram que as amostras A e C obtiveram os maiores percentuais e consequentemente melhor aceitação. O cálculo da análise de variância (ANOVA) indicou para todos os atributos que existia diferença significativa entre as amostras de bolo ao nível de 5% de significância. A adição do percentual mais elevado (50%) não teve uma boa aceitação entre os provadores em nenhum dos atributos avaliados. Por outro lado a amostra C onde foi feita a incorporação de apenas 25% de amaranto obteve aceitação semelhante à amostra A (controle). No caso do atributo aparência a formulação com 25% obteve percentual superior às demais amostras.

PALAVRAS-CHAVE: Análise sensorial. Bolo. Amaranto. Farinha de Amaranto.

1 INTRODUÇÃO
O Amaranto (Amaranthus ssp) é um pseudocereal da classe das monocotiledôneas pertencente à família Amaranthacea. Existem cerca de 70 espécies, sendo 40 delas nativas da América, são alimentos que podem ser utilizados na elaboração de massas. Este produto é originário dos Andes e do planalto mexicano, já era cultivado pelas civilizações Inca e Asteca há mais de 2.000 mil anos, na chegada dos espanhóis, foi disseminado pela Europa, África e Ásia (TEIXEIRA; SPEHAR; SOUZA, 2003).
Este tipo de vegetal pode ser facilmente cultivado, além de possuir sabor agradável e um elevado valor

Relacionados

  • Toxicologia de Alimentos
    7491 palavras | 30 páginas