Analise merxista de Cinderella

Páginas: 3 (623 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DO CONTO DE FADA “CINDERELA”.

Introdução
O tema abordado para a análise a partir das teorias de Karl Marx será a versão de “Cinderela” produzida pela Disney em1950. Há 64 anos a história vem alimentando o imaginário de crianças ao mesmo tempo que aborda questões sociais presentes nos estudos do sociólogo.

Análise
O conto de fadas “Cinderela”, escritopor Charles Perrault, narra a trajetória de uma jovem de quando virou órfã até o momento em que se torna uma princesa. A protagonista da história, filha de um rico comerciante, vive em um núcleoburguês com uma estrutura familiar que não cumpre a função de reprodução estabelecida por Marx. Isso se dá devido ao fato de que ela é formada a partir da união do seu pai com uma mulher, a Madame Tremaine,que também já tinha filhas, Griselda e Anastácia, de uma outra relação.
Após a morte de seu pai, a realidade de Cinderela muda drasticamente. Ela passa a viver com a madrasta e suas filhas, onde arelação estabelecida entre elas é de exploração. Por não ter outra forma de garantir sua sobrevivência, a jovem passa a trabalhar em condições de exploração, e sofrendo mais-valia ao vender sua forçade trabalho para a família recebendo em troca apenas moradia. Neste caso, a posição social não foi definida por relações de produção na sociedade em geral, e sim dentro do ambiente particular em queestava inserida.
Com o desejo de ascenção social, da burguesia para nobreza, Madame Tremaine aceita o convide enviado pelo Rei para um grande baile que tinha como objetivo encontrar uma esposa paraseu filho, o príncipe, na esperança de uma de suas duas filhas ser a escolhida. Todas as moças solteiras do reino deveriam comparecer, porém, Cinderela é proibida de ir por não ser considerada pelamadrasta sofisticada o suficiente para ocasião, evidenciando ainda mais a força de dominação aplicada sobre a jovem.
A parte da história que desvia da realidade começa a partir do momento que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinderella
  • Cinderella
  • Cinderella Nos Dias De Hoje
  • Cinderella Man by COSA NOSTRA
  • analise
  • Em analise
  • Analise
  • Analise

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!