analise estruturada

Páginas: 15 (3617 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Anhanguera Educacional –

Curso: Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Analise Estruturada de Sistemas
Professor:
2º Período - 2º Semestre



ATPS Analise Estruturada de Sistemas
Etapa 2 – Relatório 3 - Análise de Requisitos







Agosto de 2014
Belo Horizonte – MG
A importância da Análise de Requisitos
“A atividade de levantamento de requisitosé a etapa de compreensão do problema aplicado ao desenvolvimento de software. O principal objetivo é que os desenvolvedores e usuários do sistema a ser construído tenham a mesma visão do problema a ser resolvido.
É de suma importância que antes da escrita de uma única linha de código, seja "concluída" a etapa do levantamento de requisitos, vale a máxima que é quase impossível concluir esta etapadevido a natureza flexível que os sistemas de softwares exigem. Então o que é um requisito? - "É uma condição ou capacidade que deve ser alcançada ou possuída por um sistema ou componente deste para satisfazer um contrato, padrão, especificação ou outros documentos formalmente impostos. (Maciaszek,2000)”
Normalmente os requisitos de um sistema são identificados a partir do domínio do negócio. Oproduto do levantamento de requisito é o documento de requisitos, que declara os diversos tipos de requisitos do sistema. O vocabulário utilizado que dever ser utilizado neste documento dever ser acessível ao usuário(cliente) do sistema e preferencialmente que não possua nenhuma referência a tecnologia.
Imagine que um determinado software tenha sido desenvolvido aplicando as melhores práticas etécnicas de programação mas que quando entra em produção os usuários não conseguem operá-los, ou não conseguem extrair/trabalhar as informações que ele normalmente está acostumado a obter. Então logo eles irão começar a reclamar do sistema e em muitos dos casos irão se antepor à utiliza-lo. É para evitar situações como essa que a fase de levantamento de requisitos existe.
Uma das formas de se medir aqualidade de um sistema de software é através de sua utilidade. E um sistema será útil para seus usuários se atender aos requisitos definidos. Portanto, os requisitos devem ser expressos de uma maneira tal que eles possam ser verificados e comunicados a leitores técnicos e não-técnicos. Clientes (leitores não-técnicos) devem entender esses documentos para que possam priorizar o desenvolvimentodos requisitos, conforme as necessidades da organização.
Não importa qual seja o processo de desenvolvimento utilizado; o envolvimento do usuário final no desenvolvimento de um sistema de software é de fundamental importância.
A importância dos requisitos no desenvolvimento de um software
O requisito de um software pode ser entendido como uma condição ou capacidade que o software deverá atender.Tradicionalmente os requisitos são vistos como uma especificação textual detalhada, como por exemplo: “o sistema deverá gerar um relatório.”
No desenvolvimento de um software é importante entender profundamente as necessidades do cliente que deverão ser atendidas pelo sistema: O que deverá ser feito pelo sistema? – Como? O sistema precisa operar com 99,3% de confiabilidade – em quais situaçõesesse índice precisa ser obtido? Podemos atingir 92% de confiabilidade na metade do tempo previsto no cronograma do projeto. Isso atende a necessidade? Deve-se sempre avaliar a relação custos versus benefícios.
Os requisitos podem ser divididos em requisitos funcionais e não funcionais.
Requisitos funcionais
Os requisitos funcionais expressam o comportamento de um sistema, especificando osresultados esperados de entrada e saída do sistema. Exemplo: exibir lista de cursos disponíveis. Ele descreve o que o produto deve fazer para satisfazer uma necessidade de negócio, independentemente de qualquer tecnologia usada pelo produto. Serve como um contrato para o produto a ser desenvolvido. Deve conter detalhes suficientes para o desenvolvedor construir o produto correto, solicitado pelo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ANALISE ESTRUTURADA
  • Analise Estruturada
  • Análise estruturada
  • analises estruturadas
  • analise estruturada
  • ANALISE ESTRUTURADA
  • Analise Estruturada
  • Análise estruturada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!